Morre Francisco Dornelles, ex-governador do Rio de Janeiro

Presidente de honra do PP foi um dos nomes importantes do cenário político do país


O Brasil perdeu nesta quarta-feira (23), um dos políticos de intensa participação no cenário nacional por décadas. Francisco Dornelles, 88 anos, morreu no hospital Pró-Cardíaco, na capital fluminense. A causa da morte não foi divulgada.

Mineiro de Belo Horizonte, Dornelles era presidente de honra do PP (Partido Progressista) e sua trajetória na vida pública inclui mandatos como deputado federal e senador, além de governador do estado do Rio de Janeiro.

O político era formado em direito pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ), fez especialização em finanças públicas e tributação e mestrado e doutorado em direito, pela mesma universidade.

Em 1979, permaneceu por seis anos no cargo de secretário da Receita Federal. Em março de 1985, no governo do presidente José Sarney, foi ministro da Fazenda até agosto do mesmo ano em que assumiu o cargo.

Dornelles também foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (entre 1996 e 1998) e do Trabalho (de 1999 a 2002), durante o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Vice-governador no segundo mandato do governador Luiz Fernando Pezão (2015-2018), durante a licença médica de Pezão para tratar de um câncer, Dornelles ocupou o cargo de governador por sete meses, quando decretou estado de calamidade pública na área financeira do estado do RJ.

O governador Cláudio Castro emitiu nota de pesar e decretou luto de três dias:

"Hoje é um dia triste para a política e para o país. O Brasil perdeu um de seus mais responsáveis, expressivos e dignos representantes do povo brasileiro. Ex-governador do Estado do Rio, Francisco Dornelles também teve exímia atuação como ministro, senador e deputado federal, sempre defendendo projetos em benefício da população. Com uma trajetória impecável, foi exemplo para a classe política com seus conselhos, troca de experiências e conduta inspiradora, tal como um pai para as gerações mais jovens.

Dornelles nos deixa um precioso legado marcado pela capacidade de diálogo e luta pela democracia. Manifesto meu profundo pesar à família do ex-governador e presidente de honra do Partido Progressistas (PP), que viverá eternamente na memória dos brasileiros. O Governo do Estado decreta luto de três dias em homenagem a um dos maiores políticos da história do Rio de Janeiro e do país. Cláudio Castro Governador do Estado do Rio de Janeiro."

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) fizeram, durante a sessão plenária desta quarta-feira (23), um minuto de silêncio em memória do histórico político. “Dornelles teve uma longa trajetória política marcada pelo bom convívio e diálogo, sendo admirado inclusive por adversários, independentemente de questões partidárias e ideológicas. Conhecido pela serenidade e habilidade nos bastidores, ele se tornou um conselheiro para várias gerações de políticos”, comentou o presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL).

Foto: Charles Sholl/ Futura Press
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem