Dia Municipal da Cultura teve vasta programação em locais diferentes

 


Em decorrência da passagem do “Dia Municipal da Cultura” — 9 de julho —, várias intervenções culturais ocorreram em pontos diferentes de Três Rios, como a Praça São Sebastião em frente a Casa de Cultura, Praça da Autonomia e Terminal Rodoviário Municipal Hélio Soares. A Lei proposta pelo Prefeito joa, quando era vereador, permitiu que várias expressões culturais da cidade estivessem em alta durante a programação.

Com isso, o cidadão pôde apreciar todas as manifestações culturais que são realizadas pela população trirriense. Das escolas de samba às bandas marciais das escolas do município; da dança à valorização do talento dos artistas locais; e não podia faltar a tradicional Banda Acadêmica da Prefeitura de Três Rios.

A Secretaria de Cultura e Turismo, sob comando do secretário Ronald de Souza Saar, com a iniciativa resgatou e valorizou a história e a cultura trirriense em cada uma das apresentações realizadas durante toda a programação.


Instituído em 2006 no calendário oficial de Três Rios, por meio da lei nº 2.945, de autoria do então vereador Joacir Barbaglio Pereira (Joa), sancionada pelo prefeito Celso Jacob, o Dia da Cultura é comemorado em 9 de julho, data do aniversário do artista Wanderley José Rodrigues, o Mestre Leley, nascido em Paraíba do Sul em 1924.

Mestre Leley, como era carinhosamente chamado, se consagrou no carnaval trirriense ao atuar na escola de samba Bom das Bocas onde foi carnavalesco e criador de enredos desde que começou sua trajetória na agremiação, em 1974. O último carnaval feito por ele para a verde e branco foi em 1994, com o enredo "Folia de Reis – Do Rei Midas ao Rei Pelé". O último título como carnavalesco foi em 1988, com o enredo "Esse Dourado Eldorado".

Mestre Leley projetou o Teatro Celso Peçanha, além de algumas residências, participou de rádio novela na Rádio 3 Rios AM, era músico, poeta (venceu um concurso de poesias do Sesc em 1973 com "Chuva nos Olhos"), compositor, pintor, escultor, jogador do América FC (de Três Rios), participou da fundação da Atlas – Academia Trirriense de Letras – e foi membro do Grupo de Amadores Teatrais Viriato Corrêa. Wanderley Rodrigues foi eleito vereador em Três Rios, assessor especial do prefeito Joaquim José Ferreira e também foi chefe de gabinete do executivo municipal nos governos dos prefeitos Waldir Medeiros e Micheli Félix. O artista faleceu em 23 de agosto de 1995, aos 70 anos.

Com informações da Secom PMTR
full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem