Ainda em dívida com beneficiários, Cláudio Castro encerra Programa Supera RJ



A extinção do Supera RJ trouxe à tona a dificuldade enfrentada pelas famílias que deveriam ser assistidas pelo programa de distribuição de renda. Desde de seu lançamento, em março de 2021, queixas sobre atrasos no recebimento do cartão e no depósito dos valores foram recorrentes.

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) também encontrou irregularidades, como pagamentos para servidores públicos, presidiários e até pessoas mortas.

Atualmente, beneficiários denunciam que o pagamento não é feito desde abril.Ao portal g1, a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos disse que a folha de pagamento de maio está em processamento e que os depósitos serão realizados nos próximos dias.

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, sancionou nesta quinta-feira (20) o fim do auxílio financeiro. Criado durante um dos momentos mais críticos da pandemia de covid-19 para ajudar pessoas em vulnerabilidade, o programa, que teria duração até dezembro, será encerrado em agosto.

O texto original enviado pelo Governo do Estado à Assembleia Legislativa do RJ (Alerj) propunha a extinção imediata do benefício. No entanto, em negociação mediada pelo presidente da Casa, deputado Rodrigo Bacellar, os parlamentares decidiram pela prorrogação do auxílio por mais 60 dias.

O Programa Supera RJ previa a destinação mensal de até R$ 380 para famílias carentes com dois ou mais filhos, e linha de crédito de até R$ 50 mil para autônomos e microempreendedores.

Publicado no Diário Oficial do Estado, o documento determina que eventuais saldos não utilizados pelos assistidos deverão retornar aos cofres públicos em 90 dias.
 

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem