Sistema Logosófico de Educação

Linha Pedagógica

Missão: Oferecer à infância e à juventude, através da pedagogia logosófica, um amparo e um saber que favoreçam o desenvolvimento pleno de suas aptidões físicas, mentais, morais e espirituais, formando as bases de uma nova humanidade mais consciente de sua responsabilidade frente à própria vida, à sociedade em que vive e ao mundo.

Carlos Bernardo González Pecotche (Buenos Aires, 1901 - 1963), humanista, pensador e educador argentino, consagrou toda a sua vida à realização de uma obra de bem em prol da humanidade.

Apresentou, oficialmente, em 11 de agosto de 1930, uma nova linha de conhecimentos que denominou Logosofia. Suas originais concepções sobre o Homem, o Universo, Deus e as Leis Universais foram extraídas da própria Criação.

Como fruto da sua intensa atividade, legou à humanidade, através da Fundação Logosófica em Prol da Superação Humana, uma extensa bibliografia, que constitui um valioso material pedagógico, destinado a propiciar Introdução Sistema Logosófico de Educação ao ser humano a capacitação para realizar o que denominou “Processo de Evolução Consciente”.

No ano de 1960, Carlos Bernardo González Pecotche apresentou no I Congresso Internacional de Logosofia, realizado em Montevidéu, o pensamento de se criarem as escolas logosóficas.

No Brasil, o primeiro colégio surgiu em Belo Horizonte, no ano de 1963, seguindo-se os colégios do Rio de Janeiro, Goiânia, Brasília, a segunda unidade do educandário em Belo Horizonte, Chapecó, Uberlândia, Florianópolis, Curitiba, Uberaba, São Paulo, e a terceira unidade - em obra - em Belo Horizonte. Além colégios na Argentina e Uruguai.

A pedagogia logosófica fundamenta-se na Logosofia, ciência que preconiza a superação humana através do processo de evolução consciente.

“Ciência e cultura ao mesmo tempo, a Logosofia vai além da esfera comum, configurando Fundamentação uma doutrina de ordem transcendente. Como doutrina, está destinada a nutrir o espírito das gerações presentes e futuras com uma nova força energética essencialmente mental, necessária e imprescindível para o desenvolvimento das aptidões humanas.”

A concepção de vida consciente dessa ciência exige o conhecimento e a prática dos conceitos logosóficos sobre a realidade psicológica e espiritual do ser humano, sobre o mundo mental que o rodeia, interpenetra e influi poderosamente em sua vida, sobre Deus e suas leis universais.

A Logosofia revela que a psicologia humana está constituída de três sistemas: o mental, o sensível e o instintivo, que, ao atuarem sob o domínio da consciência, propiciam o equilíbrio da conduta, favorecendo a integração do espírito individual à vida do ser que anima.

A pedagogia logosófica tem como finalidade a formação biopsicoespiritual do educando, tendo em vista o desenvolvimento natural de sua vida consciente.

Com base no método psicodinâmico dado a conhecer pela Logosofia, propicia o cumprimento dos dois fins da existência do homem: evoluir conscientemente e constituir-se em servidor da humanidade.

Finalidade: formação integral, formação espiritual, desenvolvimento da vida cidadã,formação moral,além de qualificação para o trabalho.

Coluna Logosofia  
www.logosofia.org.br

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem