Pedagogia Logosófica

O conhecimento sozinho, sem o auxílio do afeto, torna-se, no que diz respeito a seu conteúdo específico, frio e insensível para a mente humana.

A Logosofia produz justamente a fusão perfeita dessas duas forças: uma, estimulando poderosamente a inteligência; a outra, fortificando em alto grau os sentimentos do homem.

Isso é o que contribui para aliviar as árduas horas de trabalho, pois, enquanto o estudo, a investigação e a realização podem causar alguma fadiga, a força do afeto as mitiga e as suaviza e, unidas, mantêm vivo o entusiasmo que cada um alenta no interno de seu ser.” Livro “Introdução ao Conhecimento Logosófico”


Afeto e superação 

A Pedagogia Logosófica, cuja origem está na Logosofia, apresenta uma clara concepção do ser humano, do Universo e das Leis que regem toda a Criação.

A ciência logosófica educa para a vida consciente e oferece ao indivíduo o conhecimento de si mesmo e o desenvolvimento biopsicoespiritual.

A Pedagogia Logosófica exercita a ação conjunta entre conhecimento e afeto, por meio de um método estruturado e bastante prático.

A partir de sua utilização, o docente está em condições de buscar a própria evolução consciente enquanto ajuda os alunos no processo de superação.

No ambiente favorável ao aperfeiçoamento oferecido pelos colégios logosóficos, o ser descobre o mundo interno, aprende a identificar e selecionar os pensamentos, cultiva os bons sentimentos e amplia a existência.

A aplicação do Método Logosófico forma, gradualmente, indivíduos mais livres e felizes, responsáveis, confiantes em si mesmos e com defesas mentais para se imunizar contra os males que afetam a humanidade.

Essa confiança os habilita a continuar o trânsito pela vida à procura sempre dos mais elevados objetivos de superação.

Assim, procura-se ensinar levando as crianças e os adolescentes a aprender pensando, conscientemente, com disposição e entusiasmo, partindo do conceito preconizado por González Pecotche:

“A Pedagogia Logosófica é a pedagogia do bem-dizer, do bem-pensar, é a pedagogia da felicidade, porque, ao mesmo tempo que ensina, faz feliz.”


De pais para filhos 

A proposta é, portanto, realizar tudo isso em meio a um estado de grande e permanente alegria, experimentado por quem educa e também por quem é educado.

Não faltam evidências que apontam nessa direção. Os mais de 60 anos de estudos e prática em nossos colégios mostram como a Pedagogia Logosófica tem transformado e enaltecido a vida das pessoas, constituindo-se num bem para crianças e jovens, assim como para suas famílias.

Já se conta na casa dos milhares os que estudaram sob a inspiração desses conhecimentos e desse método original.

Hoje, muitos deles já crescidos, trazem seus filhos aos colégios logosóficos para que desfrutem a mesma experiência pedagógica e aprendam a ser melhores, mais felizes, mais conscientes da vida que um dia receberam de Deus para dela fazerem uma obra verdadeira de arte – a arte de criar a si mesmos!

Coluna Logosofia  
www.logosofia.org.br

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem