Laboratório de alta tecnologia para a Construção Civil é inaugurado pela Firjan Senai em Três Rios

Secretário Vinicius Farah e prefeito Joa participam de inauguração da unidade que vai atender todo o país com ensaios das normas de desempenho e análises técnicas


Três Rios agora tem um laboratório de alta tecnologia que atenderá todo o Brasil com ensaios das normas de desempenho e análises técnicas, incluindo fogo e acústica completa, para atender à Construção Civil.

O Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan Senai foi inaugurado nesta sexta-feira (26), com a presença de autoridades e empresários do setor da construção civil.

O laboratório faz parte do projeto “Rio Construção”, uma iniciativa da federação elaborada com a contribuição de empresários e sindicatos que traz um conjunto de ações que visa fomentar toda a cadeia produtiva do setor.


“O laboratório oferecerá soluções tecnológicas para promover maior competitividade para as empresas”, enfatizou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

O vice-presidente da Firjan Centro-Sul Fluminense e presidente do Sindicom-TR, Waldir dos Santos Jr., ressaltou que o novo equipamento, que inclui uma câmara acústica.

“É um grande facilitador: esperávamos de 6 a 8 meses para conseguir fazer os testes”. Marcelo Kaiuca, presidente do Fórum Setorial da Construção Civil e vice-presidente da Firjan, completou: “As empresas precisavam fazer seus testes em outros estados, agora farão aqui no Rio de Janeiro”.

  
"Nunca, em nenhum momento da história do estado, tivermos tantos recursos investidos nos municípios. Foi na nossa gestão, como Prefeito de Três Rios, que trouxemos a Escola do Senai, a maior do estado, para o município. E agora, como secretário de Desenvolvimento Econômico, tenho a oportunidade de contribuir para a instalação do laboratório", afirmou o secretário Vinicius Farah, destacando a parceria da Firjan com o governo do estado e a contribuição da federação para a retomada da economia e para o crescimento do Rio de Janeiro. "A Firjan é uma parceira importante que nos ajuda a trazer investimentos e gerar emprego e renda para todo o estado", afirmou Farah.


Investimentos em tecnologia e formação de mão de obra

Os investimentos da Firjan e da Firjan Senai na região foram destacados como chave para atrair empresas e formar mão de obra qualificada. Vinicius Farah, secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços do estado do Rio de Janeiro destacou também a contribuição para as políticas públicas estaduais.

O documento “Rio Canteiro de Obras”, entregue à Firjan ao governador Cláudio Castro, lista 22 projetos de Infraestrutura, dos quais cerca de 70% foram incluídos no Pacto RJ, do governo do estado.

“A Firjan é a maior parceira do governo do estado e responsável pelo desenvolvimento do Rio de Janeiro”, exaltou. “Sem a qualificação profissional oferecida através da unidade da Firjan Senai em Três Rios, o município não teria expandido e atraído novas empresas”, enfatizou o prefeito de Três Rios, Joacir Barbaglio Pereira.


Espaço homenageia empresário pioneiro

O laboratório recebeu o nome de Agnello Vital Vital Vieira, uma homenagem ao pioneiro do setor de cerâmicas na região.

“A história do Nelinho nos inspira e nos dá força para continuar empreendendo. Ele representa o início de tudo o que construímos e conquistamos até aqui”, disse Henrique Nora Jr., presidente da Firjan Sul Fluminense e presidente do Sindicer MVP.

O Laboratório de Materiais e Sistemas Construtivos da Firjan Senai é o primeiro no estado do Rio e o terceiro do país a realizar as análises e ensaios técnicos em câmara acústica, que permite que os ensaios sejam feitos através de protótipos para serem aplicados na obra, antes de ela começar.

Assim, é possível fazer ajustes no planejamento antes de erguer a estrutura e saber se o conforto acústico está adequado, ou seja, se o som do apartamento vizinho não vaza para o do lado.

A unidade já é referência em acústica in loco, levando um aparelho até outros estados para testes em edifícios em construção.

Há ensaios que avaliam também a resistência de guarda-corpo, estanqueidade das esquadrias (se veda a entrada de chuva e vento), permeabilidade das paredes, conforto térmico e de luminosidade, certificando empreendimentos como mais eficientes e seguros.

Em novembro, o laboratório passará também a fazer testes de resistência a fogo, estudos sobre chamas, fumaça e resíduos.

Também compareceram ao evento, o presidente da Câmara de Vereadores de Três Rios, Robson de Souza (Robson Dentista); os vice-presidentes da Firjan Luiz Césio Caetano e Carlos Erane de Aguiar; os presidentes de sindicato da construção Civil Elissandra Cândido (Sinduscon-Sul), Robson Goulart (Sindicer-RJ), André Lopes (representante do Sinduscon-Petrópolis). 


Com informação da Assessoria Firjan
Imagem: Divulgaçãofull-width

1 Comentários

  1. Prevenir a umidade em casa é fundamental para manter um ambiente saudável. Boa ventilação, impermeabilização adequada e manutenção regular são medidas importantes para evitar problemas de umidade no lar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem