Governo do Rio de Janeiro e Cluster Automotivo debatem caminhos para o desenvolvimento do setor

Estado é o segundo maior polo automotivo do Brasil, em número de empresas


Representantes do Governo do Rio e do Cluster Automotivo Sul Fluminense debateram, nesta sexta-feira (19), caminhos para o desenvolvimento do setor no estado.

A necessidade de implementar a infraestrutura e o fornecimento de energia, e a importância do desenvolvimento e atração de fornecedores de produtos e serviços para o estado foram alguns dos temas abordados no encontro, realizado na Firjan.

O evento contou com a presença de representantes da Volkswagen, Stellantis, Nissan, Jaguar Land Rover, Hyundai e da Michelin, dentre outros.

"O setor automotivo é um dos principais vetores do desenvolvimento econômico e uma prioridade para o Governo do Rio de Janeiro. Para além do grande volume de investimentos e dos milhares de empregos gerados, o setor é importante por incrementar a arrecadação de impostos e, em grande parte, pelos bons resultados das exportações fluminenses e da balança comercial do estado", destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Vinicius Farah.

Ainda segundo Farah, o governo estadual está atento às demandas da indústria e vem construindo soluções de forma conjunta, também para enfrentar desafios mundiais, como a falta de componentes e a necessidade de realizar a transição energética.

Para o presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, a reunião desta sexta-feira foi relevante para discutir o estado das indústrias e seu futuro.


"O setor automotivo é a locomotiva do desenvolvimento industrial", pontuou.

O presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense, Oscar Tavares Neto, ressaltou a importância de o Rio de Janeiro ser o segundo maior polo automotivo do Brasil.

"É importante estreitar o relacionamento entre o Estado e indústria", acrescentou.

Antônio Sérgio, representante do Sindicato Nacional da Indústria de Tratores, Caminhões, Automóveis e Veículos Similares (Sinfavea), salientou que, no estado, estão situadas empresas ímpares do setor.

" São referências da indústria mundial instaladas no Rio de Janeiro", lembrou.

O Estado do Rio de Janeiro é o segundo maior polo automotivo do Brasil, em número de empresas, o 4º em capacidade de produção e o 6º em número de funcionários.

O Cluster Automotivo Sul Fluminense é formado por 23 empresas associadas, todas instaladas em Resende, Porto Real e Itatiaia. São empresas de diversas nacionalidades (Japão, Estados Unidos, Alemanha, Inglaterra, Itália e França, dentre outras) e que geram mais de 15 mil empregos diretos.

Entre outros temas debatidos no encontro desta sexta-feira estão a definição do próximo marco regulatório automotivo para previsibilidade de investimentos e o desenvolvimento de tecnologias relacionadas à matriz energética nacional e introdução de tecnologias de eletrificação. 

Ascom Segov
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem