Google anuncia inteligência artificial ao estilo do ChatGPT

O Google anunciou, na última quarta (10), que seu buscador receberá acesso a uma Inteligência Artificial (IA) Generativa, com respostas completas aos dados pesquisados antes do recebimento de links.

A novidade não é nenhuma surpresa: trata-se de uma forma de competir com as funcionalidades do ChatGPT.O ChatGPT, como já divulgamos aqui, vem conquistando fãs no mundo todo ao tirar dúvidas, responder perguntas complexas, dar conselhos e ajudar em tarefas como a composição de textos, músicas, piadas e poemas– tudo isso em molde conversacional.

Um dos criadores do Gmail, Paul Buchheit, à época, chegou a vaticinar que o novo modelo, de tão revolucionário, seria culpado pelo fim do Google.

Neste momento, no entanto, o que vemos é a integração das tecnologias de modo a facilitar a vida das pessoas, desde que usado com sabedoria e moderação.

A Inteligência Artificial traz inúmeras vantagens ao cotidiano, dentre as quaisotimização de processos, redução de falhas e tomada de decisões assertivas no menor tempo possível.

Do ponto de vista negativo, há que se ressaltar as questões éticas, o isolamento social, o alto custo e a falta de habilidades cognitivas presentes apenas no cérebro humano, como o fator criatividade. O bom ou mau uso dela, nunca é demais lembrar, é responsabilidade nossa.
 
Por Daniele Barizon

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem