Definidos os pares para o sorteio da ordem do desfile do Carnaval 2024

Lei sancionada por Lula reconhece escolas de samba como manifestação cultural do país

Em reunião plenária com representantes das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial, realizada na última terça-feira (9), na Cidade do Samba, foram definidos os pares para o sorteio da ordem do desfile que será realizado no dia 20 de junho, na Cidade do Samba.

Duas Agremiações já têm posições definidas pelo Regulamento: a atual campeã da Série Ouro, Unidos do Porto da Pedra, iniciará as apresentações no domingo, 11 de fevereiro.

Já a Mocidade Independente de Padre Miguel, penúltima classificada do Grupo Especial esse ano, vai abrir a segunda-feira, dia 12.

O sorteio será dividido em duas etapas: na primeira será definido, em cada par, a Escola que desfilará no domingo e a que se apresentará na segunda-feira; em seguida, cada Escola tirará a bolinha com a respectiva ordem de desfile no dia sorteado.


Confira os pares

Imperatriz Leopoldinense x Viradouro;

Vila Isabel x Grande Rio;

Beija-Flor x Mangueira;

Salgueiro x Portela;

Paraíso do Tuiuti x Unidos da Tijuca.


Lei 14.567

As escolas de samba são agora, oficialmente, reconhecidas como manifestação da cultura nacional. A Lei 14.567, de 2023, que assegura o papel do poder público em garantir a livre atividade das agremiações e a realização dos desfiles carnavalescos, foi chancelada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (5).

A norma já havia sido aprovada no Senado em abril deste ano e é resultado do projeto de lei 256/2019, de autoria da deputada Maria do Rosário (PT-RS), com a relatoria do senador Paulo Paim (PT-RS).

O texto da lei reconhece as escolas de samba - seus desfiles, sua música, suas práticas, suas tradições - como manifestação da cultura nacional, entrando em vigor imediatamente. 

Com informações da Liesa
Imagem: Gabriel Monteirofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem