Alerj entrega Medalha Tiradentes a desembargadores do Tribunal de Justiça

Cerimônia contou com a presença do presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL)


Em sessão solene realizada nesta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizou a entrega da Medalha Tiradentes, maior honraria concedida pela Casa, aos desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ) Renata Fadel, Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, André Luiz Mançano Marques e Tiago Santos Silva.

Já a desembargadora Lucia Regina Esteves de Magalhães foi agraciada com o Título de Benemérito do Estado do Rio.

O evento teve o comando do deputado Rodrigo Bacellar (PL), presidente da Alerj, e aconteceu no Palácio Tiradentes, sede histórica do Parlamento Fluminense.

Em seu discurso, Bacellar destacou a importância da cerimônia. “É muito bom poder agraciar com estas honrarias os membros do judiciário fluminense. Esta noite retrata, na figura de cada homenageado, a harmonia entre os poderes, sempre respeitando a independência para fiscalizar com isenção” declarou o presidente.

O presidente ressaltou ainda que a nova gestão da Alerj tem prezado por realizar sessões solenes no quase centenário Palácio Tiradentes, a fim de manter esse histórico patrimônio vivo. “Este Palácio é de suma importância para história não só do Estado do Rio, mas de todo Brasil”, salientou.

A solenidade também contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), Ricardo Cardozo, de deputados estaduais, do secretário estadual da Casa Civil, Nicola Miccione, do vice-presidente do Tribunal de Constas do Estado (TCE), Márcio Pacheco, do presidente da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro(OAB-RJ), Luciano Bandeira, e diversas autoridades do judiciário fluminense.

A deputada Tia Ju, 2ª vice-presidente da Alerj, foi a escolhida para representar os deputados presentes e destacou o papel da mulher nas instituições legislativas.

“Hoje, 43% do judiciário é composto por mulheres. É um avanço na conquista da igualdade de gêneros, mas ainda temos que avançar, pois poucas estão na liderança dos tribunais. A Alerj está fazendo a sua parte ao homenagear duas mulheres nesta noite” afirmou a deputada.

Já o presidente do TJ-RJ destacou a competência dos homenageados, elogiando o mérito de cada desembargador e seus trabalhos no tribunal.

A desembargadora Lúcia Regina disse se sentir horada com a homenagem. “Receber tão valoroso título das mãos da Tia Ju, que tão bem representa as mulheres no parlamento, é uma grande honra. Emocionado ao receber a Medalha Tiradentes, o desembargador André Luiz disse que a comenda o engrandece e o faz querer trabalhar mais pelo Estado do Rio:

“O meu pai recebeu esta comenda. Hoje, estou muito emocionado e com vontade de dizer: Pai eu consegui”.

Outra homenageada, Renata Fadel disse que era muito bom reencontrar tantos amigos. “Esta casa faz parte da minha história. A cooperação entre as instituições é muito importante para o nosso estado”, pontuou.

Já o desembargador Vitor Rodrigues mostrou-se especialmente feliz em ser homenageado no Palácio Tiradentes. “Receber essa medalha nesse prédio histórico, local de vários acontecimentos da República, é muito emocionante e também uma responsabilidade imensa. Temos que continuar trabalhando para que este estado cresça”.

Já o desembargador Tiago Santos Silva afirmou que a homenagem é uma grande honra para o judiciário fluminense. 

Ascom Alerj/ Texto: Maria José de Queirós
Imagem: Octacílio Barbosafull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem