1º de Maio – Dia do Trabalho. Você Trabalha?

Sem trabalho ninguém consegue ficar pois se assim fosse, quem pagaria as despesas do dia a dia que são muitas. E muitas também são as responsabilidades legais que as pessoas tem com seus familiares.

É uma rotina que não para desde que saímos da cama, nosso corpo não para, e torna-se uma maratona diária de vai e vem, até entardecer no princípio da noite.

Isto é, para quem tem compromisso com a vida e sua sobrevivência, quando na situação a qual encontramos pela carência de emprego e trabalho, também tem gente sobrando e que não procura nada para fazer, ficando as custas dos pais, dos governantes e além do mais tem muitos fantasmas nas condições de trabalhadores pela cidade.

Pensando bem vou fazer o possível para rememorar um diálogo teatral que representei com outras pessoas em Areal há vários anos por época das festividades locais do “1º de Maio” – Dia do Trabalho, dia que muita gente acha que trabalha ou faz alguma coisa.

Desconheço, portanto o autor desta brincadeira de bom ou mal gosto, que reduz com artifício os dias que um cidadão trabalha durante o ano.


Dia do Trabalho

·Rapaz, que pressa é essa?

·Vou ao trabalho, já estou atrasado;

·Trabalho? Não me diga que ainda existe essa asneira?

·Claro que existe. E você não trabalha?

·Nem eu e nem você nunca trabalhamos;

·Calma lá cara, eu trabalho!

·Então vamos ver; quantas horas você trabalha por dia?

·8 horas!

·E quantas horas tem o dia?

·24 horas...

·Muito bem, o ano tem 365 dias de 24 horas, se você trabalha 8 horas por dia, logicamente você trabalha 1/3 do dia. E 1/3 de 365 dias são 121. Você então trabalha somente 121 dias por ano.

·É tem razão, isso mesmo!

·E quantos domingos há no ano?

·52 domingos, correto!

·121 menos 52, são 69. Você só trabalha 69 dias por ano.

·Porque no Domingo você não trabalha, Isso mesmo!

·Quantos dias de férias você tem?

·30 dias por ano. Tá legal.

·Contando o Natal – Ano Novo – Sexta-feira Santa (Corpus Christi) – Aniversário da cidade e outros, nos temos 12 dias de festas nos quais não se trabalha – 39 menos 12, são 27.

·Você só trabalha 27 dias!

·No sábado você trabalha só meio expediente. Meio dia durante um ano são 26 dias não é verdade?

·27 menos 26, é 1. Olha aí, você só trabalha 1 dia por ano; o que é isso?

·Bem, mais de qualquer maneira do jeito que você colocou aí.

·Eu ainda trabalho 1 dia por ano!

·Aí é que você se engana. Esse dia que sobrou é o 1º de Maio – Dia do Trabalho e no dia do trabalho ninguém trabalha. É uma matemática para mexer com a cabeça de muita gente, para calcular tantos números.

Na verdade o dia do trabalho, significa que este dia é mais um preparo para o dia que ninguém faz nada, e assim a população dos que nada querem com a dureza, vão levando a vida, vamos rir e dar cambalhota de tanto rir...

Por Edgar Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem