Sistema Estadual de Museus realiza oficina de capacitação em Três Rios


A preservação da identidade, do patrimônio cultural, da memória e da história é um direito constitucional que deve ser garantido pelo Estado em cooperação com o cidadão e a comunidade.

Os museus são instituições que devem ser constituídos com objetivo de proporcionar o desenvolvimento social de uma comunidade, comprometido com o desenvolvimento de uma cidadania responsável. Namaioriados municípios, para que essas ações se desenvolvam são necessários projetos de parceria para que os espaços de memoria e museus sejam implementados.

Assim tem sido uma das ações da Superintendência de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa RJ - SECEC RJem parceria com as prefeituras do estado do RJ, apoiar capacitando por meio de oficinas de Acessibilidade Cultural, Gestão de Acervo Museológicos, Institucionalização de Museus, Planejamento de Captação de Recursos, Programa Educativo e Plano Museológico.

Atenção municípios de Areal, Comendador Levy Gasparian, Mendes, Miguel Pereira, Vassouras, Paty do Alferes, Paulo de Frontin, Sapucaia, Paraíba do Sul e Três Rios, participe das oficinas, essa é a nossa oportunidade, veja o que propõe o SIM - RJ:

O Sistema Estadual de Museus - SIM-RJ dará prosseguimento ao programa de Oficinas de Capacitação Técnica. Iremos durante os próximos meses realizar nossas capacitações em municípios do interior do estado do Rio de Janeiro.

As instituições escolhidas para realização das capacitações foram selecionadas através da nossa consulta pública realizada no início desse ano, visando atender, na medida do possível, todas as regiões do estado.

Para nosso primeiro encontro no interior, será realizada a oficina Plano Museológico. Ministrada por Lucienne Figueiredo- Superintendente de Museus e Coordenadora do SIM-RJ, nos dias 09 e 10 de maio, a oficina ocorrerá no município de Três Rios, região Centro-Sul do Rio de Janeiro.

Inscrições abertas no link: https://forms.gle/BUZCCSng4cnJmCaV7.

Vagas limitadas.
Por Vera Alves

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem