Detran.RJ oferece Autorização para Transferência de Propriedade (ATPV-e) sem agendamento na unidade de Três Rios

A autorização, sem agendamento, só pode ser feita neste caso pelo proprietário do veículo

A partir desta sexta-feira (28), os usuários poderão fazer a ATPV-e, ou seja, a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo, ou Intenção de Venda, sem necessidade de agendamento, em 21 USVs (Unidades de Serviços de Veículos) distribuídas em diversos bairros da capital, na Região Metropolitana e no interior.

Este serviço é imprescindível para concluir a transferência de propriedade. Até então, as pessoas só podiam fazer a autorização para transferência pelo Posto Digital Detran.RJ (no site detran.rj.gov.br) ou em postos do Detran.RJ, via agendamento.


As USVs que atenderão os usuários estão localizadas em pontos como Barra da Tijuca, Niterói, Irajá, Itaguaí, Campos dos Goytacazes, Bangu, entre outros locais. Para conseguir realizar o serviço sem agendamento, apenas o proprietário poderá ir a uma dessas unidades – não serão aceitos terceiros.


Sobre a ATPV-e

Os veículos comprados a partir de janeiro de 2021 passaram a não ter mais o chamado DUT recibo - como é conhecido o documento em papel moeda (verde) -, pois o Certificado de Registro de Veículo (CRV) passou a ser digital.

Além disso, o documento de licenciamento anual (CRLV-e) também passou a ser 100% digital para todos os veículos.

Mas, no pacote dessas mudanças, foi criado um novo documento para compra e venda de carros usados: a Autorização para Transferência de Propriedade de Veículo (ATPV-e).

Com o lançamento do Posto Digital, o Detran.RJ acelerou a emissão da ATPV-e, facilitando a transferência de propriedade de veículos. Anteriormente era necessário agendar atendimento em um posto do Detran para a retirada do documento, para só então levá-lo ao cartório, preenchido com os nomes do comprador e do vendedor do carro, e reconhecer firmas.

Pelo Posto Digital, não há mais necessidade da primeira ida ao Detran - na medida em que, entrando no site, o dono do veículo pode preencher, online, seus dados e os dados do comprador, obtendo a ATPV-e de forma rápida e prática.

O documento pode ser impresso em casa, em uma folha A4, para ser levado diretamente ao cartório. Só depois disso, o comprador agenda atendimento no Detran para a vistoria de transferência do veículo, e o vendedor faz a comunicação de venda.

Com a nova medida, o Detran passa a disponibilizar 21 unidades como opção para quem quer realizar o serviço de ATPV-e presencialmente e sem agendamento.

Vale ressaltar que este processo é apenas para proprietários de veículos que não possuem mais o CRV em papel moeda (verde).

Os que ainda têm o chamado DUT recibo continuam podendo ir diretamente com ele ao cartório, como antes. Nesses casos, não estará disponível para o usuário, no Posto Digital, a possibilidade de emitir a ATPV-e.

Na região, na unidade de Três Rios o usuário poderá realizar a ATPVe sem necessidade de agendamento:

- USV TRÊS RIOS - Rua Manoel Duarte, 28 – Centro Três Rios / Rua Joaquim José Ferreira, nº 28 – Centro - Três Rios

Funcionamento: 8h às 17hfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem