Retomada das políticas culturais

Foto: Rogerio Carneiro coluna centro sul


Conforme informamos na coluna passada a Conferencia Municipal dePolítica Cultural será realizada em Três Rios em breve, isso significa que estamos em estado de conferência. O que isso representa para a Cultura do nosso município?

Estar em estado de conferência de cultura significa que a comunidade local está se preparando para um encontro onde discutirá as políticas culturais e suas implementações no município.

A conferência é um espaço democrático e participativo, onde diferentes segmentos da sociedade têm a oportunidade de contribuir com ideias e propostas para a construção de uma cultura mais inclusiva, diversa e democrática.

Durante a conferência, a sociedade civil, o conselho, os gestores públicos discutirão as políticas culturais em vigor, buscando soluções para os desafios enfrentados na promoção da cultura local. Além disso, a conferência pode ser uma oportunidade para repensar o papel da cultura na sociedade e sua relação com o território e o pertencimento.

Temos segmentos artísticos e culturais diversos com artistas e grupos de teatro, circo, cultura popular, dança, música, literatura, cultura afro, audiovisual, arte visual, carnaval, artesanato, patrimônio cultural, fundamental para que possamos promover a inclusão e valorizar a pluralidade cultural de nossa cidade.


Infelizmente, muitas vezes a cultura é vista como um tema secundário nas agendas políticas, o que acaba gerando exclusão de grupos sociais e artísticos reforçando desigualdades. A diversidade cultural presente no território muitas vezes é ignorada ou desvalorizada, e isso acaba sendo determinante para a exclusão.

Porém, uma conferência de cultura pode ser um espaço para mudar esse cenário. Uma política cultural, precisa valorizar, promover, preservar, desenvolver e difundir a cultura e dar voz às diferentes expressões culturais presentes no território, construindo uma cultura inclusiva e diversa, e que reconheça a importância do patrimônio cultural e seu papel na construção de identidades locais.

Para isso acontecer, é fundamental que todos os segmentos e a sociedade em geral participe ativamente da Conferência Municipal de Política Cultural, trazendo suas demandas e sugestões para a construção de políticas mais justas e inclusivas.

A partir desse diálogo, é possível construir uma cultura que promova a diversidade, a inclusão, o pertencimento contribuindo assim para o desenvolvimento humano e social.

Por Vera Alves

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem