Projeto que reconhece emergência climática é aprovado pela Câmara de Vereadores de Três Rios

De autoria da vereadora Bia Bogossian, o projeto tem o objetivo de reconhecer o estado de Emergência Climática e propõe políticas públicas socioambientais no município


A Câmara de vereadores de Três Rios aprovou, na quinta-feira (20), o projeto de lei de autoria da vereadora Bia Bogossian para que o município reconheça o Estado de Emergência Climática Global e coloque em prática uma série de políticas públicas direcionadas à transição para um modelo de economia socioambiental sustentável.

O projeto prevê que a Prefeitura crie o Plano de Desenvolvimento Sustentável e Ações Climáticas. Entre as metas estabelecidas no plano está a neutralização das emissões de gases do efeito estufa até 2050 no município, ou seja, de zerar as emissões de gás carbônico por meio de compensação ambiental.

A autora da proposta destaca que o grave cenário global exige, com urgência, ações locais para enfrentamento imediato pensando nas gerações futuras.

“Temos trabalhado muito para reduzir e evitar transtornos relacionados aos desastres naturais em Três Rios. Eventos como as fortes chuvas e seus impactos, por exemplo, possuem relação com essa alteração climática pela qual o Planeta passa. Precisamos de políticas públicas elaboradas e colocadas em prática agora pensando a longo prazo”, explica Bia Bogossian.

A sociedade deverá ser incluída nos debates sobre a transição para uma economia livre de combustíveis fósseis, de acordo com o projeto, assim como no planejamento e na implementação local de políticas públicas para contenção e adaptação à mudança climática. O projeto de lei seguiu para o Poder Executivo sancionar ou vetar. 

Assessoria CVMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem