Prefeitura de Três Rios disponibiliza serviços especiais para autistas; conheça

Dia Mundial de Conscientização Sobre o Autismo foi celebrado no dia 2 de abril


O Dia Mundial de Conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) em Três Rios não é apenas um momento de conscientização, mas de ratificação de um conjunto de atividades desenvolvidas de forma cotidiana pelo município como política pública.

A Prefeitura de Três Rios, para atender esse público, disponibiliza diversos recursos, desde atendimentos e serviços em diversas áreas, a exemplo de assistência em saúde, direitos humanos e educação.

Um dos exemplos é o projeto Escola de Pais, desenvolvido pela Secretaria de Educação, que percorre todas as escolas municipais com 130 mediadores realizando o acompanhamento educacional aos alunos autistas e outras deficiências. Mas eles não param por aí.

As ações se multiplicam formando uma rede de apoio importante que se estrutura na Casa do Autista, que, com uma equipe multidisciplinar, é responsável pelo acolhimento dessas pessoas, além de acompanhar o fortalecimento de vínculos e realizar possíveis encaminhamentos.


O local, ligado à secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, conta com Espaço Multisensorial, Salas de Atendimento Multidisciplinar, Espaço de Convivência e Espaço do Movimento, frutos de um trabalho integrado entre Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Centro Especializado em Reabilitação (CER).

No CER II o autismo é incluído na reabilitação através da “Oficina Cognitiva”, que realiza o diagnóstico e faz o acompanhamento do usuário por meio de uma equipe multidisciplinar. Além do serviço, a Unidade ainda auxilia os pacientes na solicitação do passe livre e na solicitação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPMS). 

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem