Educação Empreendedora ganha força nos municípios da região Centro-Sul, por meio de metodologias do Sebrae RJ


O Sebrae RJ, em parceria com algumas prefeituras da região Centro-Sul, está implementando dois projetos que levarão a temática Educação Empreendedora para escolas beneficiando alunos, professores e gestores.

As parcerias estão em fase final de convênio e, em breve, as metodologias serão executadas. Com essa iniciativa, a entidade visa contribuir para o desenvolvimento econômico da região e para a formação de jovens empreendedores capazes de criar novas oportunidades de negócios e inovação.

Para o coordenador regional do Sebrae, Jorge Pinho, a educação empreendedora é uma mola transformadora do desenvolvimento regional do Centro Sul Fluminense e pode ajudar a formar jovens mais preparados para o mundo dos negócios


"O nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região, oferecendo aos estudantes a oportunidade de desenvolverem habilidades empreendedoras e estimulando o pensamento crítico e novas formas de inovar".

Nas cidades de Areal, Paty do Alferes e Paraíba do Sul, a entidade implementará o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) a partir de maio de 2023.

A iniciativa, que tem potencial para atingir até 20 mil alunos, visa estimular o espírito empreendedor entre os jovens e incentivar a criação de novas empresas na região.
 
A subsecretária de Educação, Ciência e Tecnologia de Três Rios, Sandra Modesto, recebe os representantes do Sebrae e diretores de quatro escolas para conhecer o Projeto ALI Educação Empreendedora


Nos municípios de Três Rios, Sapucaia e Comendador Levy Gasparian, o Sebrae dá início ao Projeto ALI (Agente Local de Inovação) Educação Empreendedora.

No mês de abril, o analista do Sebrae, Edmílson Gomes, e a agente local, Paloma Panoeiro, iniciaram as visitas em unidades escolares do Ensino Público (Municipal e Estadual) dessas cidades.

O intuito é estimular o processo de inovação nas escolas de Ensino Básico e fortalecer a educação empreendedora como instrumento de transformação ao estimular a criatividade, a capacidade de resolver problemas, o desenvolvimento de novas habilidades e as competências relacionadas ao empreendedorismo.

“O ALI - Educação Empreendedora é uma iniciativa importante para o desenvolvimento dos processos de aprendizagem no Brasil e está alinhado às tendências internacionais em educação empreendedora. A iniciativa tem o potencial de transformar o cenário educacional e econômico do país, tornando-o mais inovador e competitivo”, explica Jorge Pinho.

É importante destacar que o Sebrae é uma instituição privada sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas.

A instituição oferece consultorias, capacitações, cursos e outras soluções para auxiliar os empreendedores a se tornarem mais competitivos e inovadores. Desde a sua criação, em 1972, o Sebrae já atendeu milhões de empreendedores em todo o país.

Para mais informações sobre os projetos, entre em contato com o analista do Escritório Regional do Sebrae em Três Rios, Edmilson Gomes, através do telefone (24) 2252-1722.

Imagem: Encontro sobre o Projeto ALI Educação Empreendedora na Secretaria Municipal de Educação, em Sapucaia (Divulgação)full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem