Cultura e Automóvel


A cultura é um importante vetor econômico em todo o mundo e não é diferente no Brasil. Uma pesquisa recente do Itaú Cultural, que apontou que o PIB - Produto Interno Bruto da cultura superou o da indústria automobilística, é mais uma evidência de que investir em cultura pode trazer benefícios para a economia do país, do estado, do município.

O índice do PIB revela que o segmento cultural corresponde a 3,11% das riquezas geradas no Brasil, superando a do setor automobilístico que respondeu a 2,1%.

O investimento em cultura é uma forma de estimular a criatividade e a inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social. Além disso, a cultura pode gerar empregos diretos e indiretos, atrair turistas e investimentos, fortalecer a identidade cultural do país e fomentar a economia criativa.

Alguns dos benefícios que podem ser alcançados pela destinação de verbas para a cultura incluem: Estímulo à criatividade e à inovação: A cultura é um importante estimulador da criatividade e da inovação, pois incentiva as pessoas a pensar de forma diferente, a explorar novas ideias e encontrar soluções para os desafios do mundo contemporâneo.

Promoção da identidade cultural: A cultura é uma forma de expressão da identidade de um povo, e o estímulo à produção cultural local pode ajudar a fortalecer a identidade cultural do município. Isso pode trazer um sentimento de pertencimento e orgulho para os moradores, além de atrair turistas interessados na cultura local.

Fomento à economia criativa: A economia criativa é um setor em crescimento que abrange atividades culturais, como música, teatro, cinema, artes visuais e design. O investimento no setor vai gerar empregos e renda para a população.

A presença de uma cultura vibrante e diversificada pode atrair mais investimentos para o município, tanto do setor privado quanto do público. Isso pode gerar novas oportunidades de negócios e ajudar a desenvolver a economia local.

Portanto, investir na cultura pode trazer muitos benefícios para o município, tanto em termos de desenvolvimento humano e social quanto econômico.

É importante que o município tenha seu Sistema Municipal de Cultura -SMC, tenha o CPF da Cultura. O Sistema Municipal de Cultura é assegurado por lei, aprovado por votação na Câmara dos Vereadores. O SMC é composto por um Conselho Municipal de Cultura, pelo Plano de Cultura e um Fundo Municipal de Cultura. É por isto que dizemos que esse Sistema é o CPF (conselho, plano, fundo) para a cultura no município.

Assim, participar das decisões sobre as ações culturais é um direito e dever da sociedade e pode ser feito através do Conselho Municipal de Cultura que elabora as políticas culturais e acompanha a sua execução, fiscaliza as suas ações e avalia os seus resultados.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem