Prefeitura de Levy Gasparian implantará centro de reabilitação auditiva e visual

Unidade oferecerá serviços médicos nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologista e fonoaudiologia

Com objetivo de oferecer celeridade nos atendimentos nas especialidades de otorrinolaringologia, oftalmologista e fonoaudiologia, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, em parceria com o Instituto Evandro Ribeiro (IER), implantará no município, o Centro Especializado em Reabilitação, que ofertará, ainda este ano, atendimentos de alta complexidade, 100% gratuitos.

Na última sexta-feira (3) o prefeito Claudio Mannarino recebeu a visita técnica de representantes do Instituto.

Na ocasião, foi realizada a visita para apresentação oficial da estrutura do local. A unidade será implantada no prédio da Escola Municipal Irene Ney Leite (que voltará a funcionar em sua tradicional sede, no bairro Grotão). O imóvel passará por uma efetiva reforma, conforme as normas estruturais e demais exigências.

Além do chefe do legislativo gaspariense, Fernando Cheiffer, os vereadores Léa Gama, Tiago Boy e Loso, participaram da visita o subsecretário Otávio Bedinelli, a diretora do IER, Virgínia Ramos Ribeiro de Oliveira, e sua equipe. A previsão é que até outubro o centro esteja em pleno funcionamento.

 
Para o prefeito Claudio Mannarino, essa é uma grande conquista não só para ele e não só para Levy Gasparian, mas para todas as cidades do Centro Sul Fluminense e outras que por ventura quiserem pactuar com o município também poderão ser atendidas pelo polo a ser instalado na cidade.

“Não há satisfação maior do que proporcionar à população uma saúde de qualidade, com equipamentos e profissionais qualificados. Tenho certeza que essa parceria entre o Município e o Instituto Evandro Ribeiro será de sucesso" comemora.


Equipamentos

Na área Especializada de Reabilitação Auditiva, haverá consultório diferenciado interdisciplinar para triagem e avaliação clínico-funcional, salas de atendimento individualizado com cabine de audiometria (Sala com cabine acústica, campo livre, reforço visual e equipamentos para avaliação audiológica), sala para Exame complementar Potencial Evocado Auditivo (EOA - emissões otoacústicas) e BERA, sala de atendimento individualizado (Sala para seleção e adaptação AASI - Aparelho de amplificação sonora individual).

Já na área Especializada de Reabilitação Visual, contaremos com consultório completo com oftalmoscópio, refrator de greens, cadeira e coluna oftalmológica, lensômetro, retinoscópio, entre outros.

Além disso, teremos, também, um laboratório de Prótese Ocular e salas para orientação e mobilidade, incluindo uso funcional de recursos para baixa visão.


Quem poderá ser atendido

Serão atendidos pacientes triados pelo regulador da Secretaria Municipal de Saúde e referenciados ao serviço, sem restrição de faixa etária e será um serviço 100% SUS.

Quais serão os serviços ofertados

Na área auditiva ocorrerá avaliação, acompanhamentos, reavaliação, terapia, ajuste, pré-moldagem, adaptação, aparelho auditivo, consulta de otorrinolaringologista, além de ofertar avaliação pré-cirúrgica para implante coclear e prótese ancorada no osso.

Já na área visual, contará com avaliação oftalmológica adulto e infantil, tecnologia assistida, auxílios para visão subnormal, auxílios não ópticos, auxílios eletrônicos para ampliação da imagem, adaptação de prótese ocular, avaliação da topografia, entre outros.


O Instituto Evandro Ribeiro

O IER foi criado em novembro de 2019, a partir da experiência adquirida desde 2005 em atendimento SUS, através de uma habilitação em Saúde Auditiva com o Ministério da Saúde/Estado de Minas Gerais e município de Juiz de Fora.

O IER tem como referência o Hospital Evandro Ribeiro, sendo que possui credenciamento para atender mais de 120 municípios de Minas Gerais, realizando inclusive a cirurgia de Implante Coclear, que permite que o paciente com perda auditiva severa ou profunda torne a escutar e, assim, retornando as atividades de estudo, trabalho e interagir normalmente. É uma revolução na assistência dos portadores de deficiência auditiva.

O Centro de Especialidades oferecerá atendimentos não só paras os moradores de Levy Gasparian, mas também, da região Centro Sul do Estado do Rio de Janeiro, composta pelos municípios de Areal, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paracambi, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Sapucaia, Três Rios e Vassouras, impactando aproximadamente mais de 350 mil habitantes. 


Secom PMCLGfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem