Governo do Estado do Rio promove bate-papo sobre causa animal

Encontro debateu os principais desafios da proteção e defesa dos pets com ativistas, deputados e lideranças da causa

O Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu, nesta sexta-feira (17), um bate-papo sobre a causa animal com integrantes de ONGs, deputados federais e ativistas em defesa dos direitos dos animais.

O evento teve a presença do vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha, a ativista Luisa Mell, os deputados federais Marcelo Queiroz e Matheus Laiola, o presidente do Instituto Vida Livre, Roched Seba, além de protetores da causa e gestores de ONGs.

O vice-governador e secretário do Ambiente e Sustentabilidade Thiago Pampolha enfatizou a relevância da participação da população no encontro, que contou com cerca de 300 pessoas no Palácio Guanabara.

"É muito importante a presença maciça da população protetora e defensora da causa animal, independente do cargo, da função que ocupe. A gente não avança se a gente não abre o diálogo, se a gente não ouve quem pode contribuir", destacou Pampolha.



O evento debateu os desafios para o cumprimento das leis em proteção e defesa dos pets, iniciativas de reabilitação e soltura de animais silvestres, promoção e garantia da saúde de cães e gatos e enfrentamento aos maus-tratos dos animais.

O deputado federal Marcelo Queiroz, que mediou o encontro, parabenizou o sucesso do castramóvel, programa de castração gratuito de cães e gatos do Estado do Rio de Janeiro.

"O que eram 100 mil castrações prometidas, se tornaram 206 mil castrações executadas no ano passado. Com o marco atingido, o castramóvel se tornou o maior programa de castração animal do mundo", declarou.

O Estado do Rio de Janeiro prioriza a proteção e bem-estar dos animais e já se consolidou como referência na instituição de políticas públicas nesse sentido.

Em 2020, foi criada a RJPET, que além das castrações, coordena campanhas de conscientização sobre proteção e bem-estar animal e promove ações para reverter os lucros para a compra de ração para cães e gatos.

Além da iniciativa, também foi criado o selo PET Friendly / amigo dos animais, certificado concedido aos estabelecimentos que defendem a causa.

"Destaco o Programa Castramóvel, que sei que é sucesso aqui no Rio de Janeiro. Que possamos replicar ações como essas em outros estados do país. Esse momento aqui é histórico, com tantas pessoas que abraçam a causa", enfatizou a ativista Luisa Mell. 



Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem