Secretaria treina vigilâncias municipais em cuidados com dengue, zika e chikungunya

Primeira etapa da qualificação apresentou a médicos e enfermeiros o Panorama das Arboviroses e o Painel Dengue


A Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde, deu início a uma série de reuniões virtuais para atualizar equipes municipais de vigilância epidemiológica e/ou ambiental sobre o Panorama das Arboviroses (dengue, zika e febre chikungunya) no Estado do Rio de Janeiro e transmitir informações sobre o recém-lançado Painel Estadual Dengue.

O público-alvo são médicos e enfermeiros das redes de Urgência e Emergência, além da Atenção Primária à Saúde (APS).

Na última segunda-feira (6), 86 profissionais das equipes municipais de vigilância (epidemiológica e ambiental) e atenção primária à saúde que atuam nas regiões Metropolitanas I e II, Norte e Baixada Litorânea participaram do primeiro encontro.


Na terça-feira (7), foi a vez de 91 profissionais das equipes que atuam nas regiões Noroeste, Serrana, Médio Paraíba, Centro Sul e Baía da Ilha Grande.

A partir da próxima semana, representantes dos 92 municípios se dividem nas datas de 13, 14, 27 e 28 de fevereiro, além de 6, 13, 20 e 27 de março, para a segunda fase do treinamento, por meio da capacitação para manejo clínico dos pacientes com dengue e as demais arboviroses, também de forma virtual.

Começam, na próxima segunda-feira (13) profissionais da região Metropolitana I (Belford Roxo, Duque de Caxias, Itaguaí, Japeri, Magé, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados, Rio de Janeiro, São João de Meriti, Seropédica). 

Ascom Segov
Imagem: Mauricio Bazilio/ SESfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem