Reviravolta no caso Concer: decisão judicial prorroga concessão da BR-040


Uma nova decisão judicial prorrogou o contrato de concessão da Concer na BR-040, que terminaria nesta quinta-feira (16).

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu uma antecipação de tutela à concessionária, que continua na administração de cerca de 180km da rodovia até o julgamento do caso, ainda sem data para acontecer.

Desse modo, o trecho sob concessão da Concer, que abrange as cidades mineiras de Juiz de Fora, Matias Barbosa e Simão Pereira, e Comendador Levy Gasparian, Três Rios, Areal, Petrópolis, Duque de Caxias e Rio de Janeiro, no estado do Rio, não será mais assumido pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).


Com isso, a cobrança de pedágio nas praças entre as cidades de Juiz de Fora e Rio de Janeiro será mantida.

A Concer, que administra a BR-040 desde 1996, deveria perder o direito a operação na principal ligação entre os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro em 2021, quando alegou desequilíbrio financeiro do contrato e conseguiu na Justiça uma liminar para continuar atuando na rodovia.

De acordo com a empresa “o desequilíbrio econômico-financeiro ocorre desde dezembro de 2014 e foi causado, principalmente, pelo descumprimento, pela União, do aditivo contratual que previa aportes públicos para a construção da Nova Subida da Serra”.

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem