O sonho maior: ser campeã do carnaval!

Estamos a 18 dias do desfile das escolas de samba do carnaval de Três Rios. Cinco agremiações estarão se apresentando na Avenida Condessa do Rio Novo, no domingo, 19 de fevereiro, após dois anos sem o carnaval e o desfile na cidade ocasionado pela pandemia da covid-19.

O carnaval de 2023 representa a volta por cima de um dos desfiles de escolas de samba mais tradicionais do interior fluminense.

Iniciado, oficialmente em 1972, antes das escolas de samba, os ranchos e blocos eram a grande atração. Quem não se lembra do saudoso bloco de índios Boca Negra que encantava as ruas da cidade?

Mesmo assim o carnaval trirriense passou por um período de profundo marasmo, num jejum de cerca de 7 anos, retornando em 2002 com força total e o importante apoio do poder público.

Mocidade quer o nono título
 Aos poucos, os ensaios e os sambas de enredo para 2023 vão servindo como chamariz para que o carnaval incorpore nas cabeças dos apaixonados pela folia e seja a festa grandiosa da região, como sempre aconteceu no passado.

Nos barracões, a correria como sempre é notória, mas o resultado que veremos na avenida é de deixar todos admirados com tanta beleza produzida pelas comunidades de cada agremiação.

Lá se foi o tempo em que os carros alegóricos cabiam em qualquer galpão para serem confeccionados. Atualmente os carros ganharam proporções bem maiores e para abrigar chassis tão grandes são necessários galpões maiores e com uma estrutura que comporte todo o trabalho a ser executado mesmo que o “conforto” não seja o de uma Cidade do Samba carioca, mas que a segurança para todos os operários da fábrica de sonhos esteja garantida.
 
Após dois terceiros lugares consecutivos, Bom das Bocas quer ser campeão
Um trabalho que exige muito esforço. Que digam os cinco presidentes que estão à frente das escolas de samba com tantos problemas que se afunilam com a proximidade do desfile. Presidentes, aliás, que assimilam todos os "abacaxis", mesmo distribuindo tarefas.

Quem se propôs a estar no cargo máximo de uma escola de samba sabe o quanto é desgastante liderar uma escola de samba.

Mas a emoção no dia do desfile e os aplausos são os prêmios que todos desejam diante do público que deve lotar a avenida de ponta a ponta para ver os tão aguardados desfiles.

Diante de tanto trabalho, o objetivo maior é ser campeão do carnaval. Cada agremiação a seu modo, com suas comunidades e seus potenciais estarão desfilando para encantar público e jurados, e em troca receber emoção, aplausos do público e as notas máximas nos nove quesitos que serão julgados: bateria, evolução, alegorias e adereços, harmonia, mestre-sala e porta bandeira, enredo, fantasia, samba de enredo e comissão de frente.

Sem falar no cuidado com o tempo de desfile para não perder pontos em cronometragem e nem deixar de cumprir as obrigatoriedades exigidas pelo regulamento.
 
Com um desfile surpreendente em 2020, Mixyricka sonha alto

Diante de tanta tradição, que começou na década de 1960 do século passado, o público vai às lágrimas. Muita gente chora, grita, levanta sua bandeira o mais alto para reverenciar sua comunidade. Resultado do que se tornaram as escolas de samba e sua representatividade como entidades culturais.

Uma energia que suplanta muita coisa que acontece nos bastidores, com ânimos exaltados pelos problemas de última hora e tantos outros empecilhos que possam surgir na correria. Dessa forma, na avenida todas as energias estão conectadas.

Triângulo renasce das cinzas para buscar uma boa colocação
 

O lixo que vira luxo

Muitos sabem que muita coisa vista na passarela do samba trirriense vem do carnaval carioca. Fantasias e esculturas, principalmente.

Sem isso, o custo do carnaval para cada agremiação carnavalesca do interior seria muito maior. E isso não é exclusividade do carnaval trirriense; o mesmo acontece no carnaval de Nova Friburgo.

O que já é considerado “lixo" no carnaval da capital, por aqui vira “luxo” nas mãos dos carnavalescos e suas equipes de aderecistas.

Esculturas que passaram pelo Sambódromo da Rua Marquês de Sapucaí, passam pela passarela da Avenida Condessa do Rio Novo adaptadas aos moldes do carnaval trirriense e transformadas pelas mãos dos muitos artistas que atuam nos barracões.

Os sambas de enredo já estão na ponta da língua. As provocações sadias, mostram que a disputa promete ser acirrada entre as cinco escolas de samba.

E é a disputa que faz com que o empenho seja cada vez maior pela superação da beleza, das novidades e do inusitado.

Com muita garra, os componentes passam vorazes, buscando a superação do desfile anterior e mais ainda dos problemas enfrentados até a linha de início do desfile.

Os corações se aceleram e os nervos sentem os momentos de grande expectativa e ansiedade. No final, tudo acaba em samba.

Com tudo que estamos vendo nos bastidores e que será visto na avenida, fica a pergunta: quem será a campeã do carnaval de Três Rios esse ano? Ou teremos mais de uma campeã, como já aconteceu em carnavais passados?

Classificações das Escolas de Samba de Três Rios desde 2002



Fotos: Jonair de Christofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem