Firjan integra maior conferência global de Ciência, Tecnologia e Inovação Sustentável

A Federação, âncora do Hub ODS RJ, contribui com a programação da conferência para aceleração da Agenda 2030, que trata da implantação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU.

Pela primeira vez nas Américas, a Global Sustainable Technology and Innovation Community (G-STIC), chega ao solo brasileiro na próxima semana e, entre os dias 13 e 15 de fevereiro, abre as portas do Rio de Janeiro para debates em busca de soluções tecnológicas e inovadoras para uma melhor recuperação pós-pandemia, reunindo grandes nomes da ciência, tecnologia e inovação do mundo.

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro faz parte da programação do evento com palestras e painéis que reforçam seu compromisso com a Agenda 2030.

“Desde a nossa adesão ao Pacto Global, em 2018, a Firjan ratifica seus propósitos de se posicionar como organização indutora do desenvolvimento e uso de tecnologias consolidadas, inovadoras e sustentáveis no Rio, tendo as agendas ESG e dos ODS como referência. Para se ter uma ideia do peso da iniciativa privada nessa agenda, dos 200 maiores PIBs do mundo, 157 são empresas. A receita das dez maiores empresas equivale aos 180 menores PIBs do planeta. No Brasil, os fundos ESG captaram US$ 2,5 bilhões em 2020. E 83% das companhias que fazem parte do Índice de Sustentabilidade Empresarial da B3, o ISE, possuem processos de integração dos ODS às suas estratégias, metas e resultados” elucida Eduardo Eugênio Gouvêa Vieira, presidente da Firjan.

Acelerar com tecnologias prontas e unir sociedade civil, atores econômicos, setor produtivo e responsáveis por políticas públicas, para mitigar os efeitos da pandemia, fazem parte do esforço coletivo para atingimento das metas trazidas pela Agenda 2030.

Muitos projetos foram impactados negativamente pela COVID-19, já que o momento exigiu esforços e foco para a segurança, a curto prazo, da humanidade.

Para a Firjan, mais um ponto determinante para que a Indústria esteja diretamente envolvida na retomada desses propósitos.

Entrando em sua 6ª edição, a conferência realizou seus três encontros iniciais na Bélgica e dois em Dubai, durante a World Expo.

“É motivo de satisfação para a Firjan, escolhida pela Rede Brasil do Pacto Global para ser a organização âncora do Hub ODS no estado do Rio de Janeiro, compor a programação da G-STIC contribuindo com painéis e debates no evento, em busca de acelerar o desenvolvimento e a aplicação de soluções inovadoras e tecnológicas em prol da Agenda dos ODS”, destaca Jorge Peron Mendes, gerente de Sustentabilidade da Firjan, e mediador de uma das mesas do painel UN Global Compact Companies (Empresas do Pacto Global da ONU).

Os painéis abordam: Saúde, Educação, Água, Energia, Clima e Oceanos. Capitaneada pelo instituto de tecnologia belga Vito e mais um conjunto de instituições com representações em todas as regiões do mundo, a conferência tem a Fiocruz como coanfitriã, inclusive da edição brasileira.

Na temática Educação, Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, se aprofunda na palestra “O papel das empresas na facilitação da aprendizagem ao longo da vida e da educação inclusiva” destacando o encorajamento das empresas para o processo de aprendizagem, consolidando o conceito de que a aquisição de habilidades técnicas relacionadas ao trabalho não é mais o bastante.

Soft skills, tais como competências metacognitivas e empreendedoras, pensamento crítico e criativo e inteligência social e emocional serão imperativos para essa virada.

Somando-se a isso, considerando diferentes condições socioeconômicas e geopolíticas, as empresas podem, ainda, explorar novas oportunidades de negócios em nichos que têm a sustentabilidade como valor.

Também se abrem para chances de incorporar a sustentabilidade à gestão corporativa e ampliar as relações com seus diversos stakeholders internos e externos.

Além de reunirem poder econômico, as empresas desempenham papel essencial como propulsoras de inovação no alcance dos ODS.

O evento acontece de 13 a 15 de fevereiro, no Expo MAG, em quatro auditórios e será transmitido on-line. É necessário fazer o registro no evento. 

Assessoria Firjanfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem