Ação no Centro de Levy Gasparian orienta a população sobre a prevenção das ISTs

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian por meio da Secretaria de Saúde realizou, nos dias 11 e 14/2, uma ação objetivando a prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis).

A ação foi realizada na Praça Prefeito Joaquim José Ferreira, no centro da cidade. A equipe recebeu os munícipes ofertando serviços como aferição de pressão arterial e glicemia, vacinas e distribuição de livros de ISTs e preservativos.



As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos.

A transmissão ocorre, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.

A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação.

De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.


O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento, o diagnóstico e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS.

A terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. Se não tratadas adequadamente, podem provocar diversas complicações e levar a pessoa, inclusive, à morte. 

Com informações da Secom PMCLGfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem