Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade participa de formatura do Ambiente Jovem

Cerimônia teve presença do governador Cláudio Castro e do vice, Thiago Pampolha


O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Três Rios, Thiago Vila Verde, e o gestor ambiental da pasta, Tiago Cardoso, participaram na última quinta-feira (12) da cerimônia de formatura de 1,2 mil alunos do programa Ambiente Jovem, na capital.

A formatura teve a presença do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e do vice-governador Thiago Pampolha, que também é secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade.

"Foi um momento mágico. O programa Ambiente Jovem fez, vem fazendo e ainda fará muita história no Brasil todo. Foram mais de mil jovens se formando, e entre eles a turma de Três Rios. São jovens que agora vão para o mercado de trabalho com a visão da sustentabilidade”, comentou Thiago Vila Verde.

Na cerimônia, o governador anunciou que o Governo do Estado vai financiar integralmente os 10 melhores projetos apresentados pelo Ambiente Jovem.


“Este é apenas o início da nossa jornada rumo a um Rio de Janeiro mais justo e sustentável. Estes jovens representam não apenas o nosso futuro, mas também o nosso presente na construção de um estado de referência mundial”, explicou o governador.

Idealizada por Thiago Pampolha, a iniciativa tem dentre seus objetivos aumentar a qualidade de vida dos envolvidos e suas comunidades ao integrar esforços para garantir direitos e promover autonomia.

“Estamos muito orgulhosos de ver o impacto que o Ambiente Jovem vem causando no território fluminense. Vemos hoje formandos com grande capacidade de ocuparem os locais de tomada de decisão, levando a juventude para o topo e o Rio de Janeiro para o futuro”, pontuou Pampolha.


Números do programa

O Ambiente Jovem conta com 141 Núcleos de Pertencimento em atividade espalhados por 41 cidades do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 5 mil alunos ativos.

A iniciativa, voltada para jovens de 16 a 24 anos, tem como objetivo formar agentes de transformação ambiental e social em suas comunidades.

Os alunos participam de aulas teóricas, práticas de diversas atividades sobre a temática do meio ambiente e sustentabilidade e recebem uma bolsa de estudos de 200 reais, condicionada ao mínimo de 75% de presença nas atividades.

Ao final do programa, eles apresentam um plano de intervenção sustentável para suas comunidades, que pode ser direcionado a diversos temas como reaproveitamento de água, reciclagem, saneamento básico, entre outros.

Em Três Rios — que possui dois núcleos do Ambiente Jovem —, por exemplo, o projeto apresentado pelos alunos do Núcleo de Pertencimento (NUP) 1 foram as ecobarreiras, que já estão sendo instaladas em cursos d’água do município.

As ecobarreiras são estruturas flutuantes que, ao serem instaladas transversalmente em córregos e rios, permitem o bloqueio do escoamento de resíduos flutuantes sólidos, que são compostos principalmente por materiais plásticos e descartáveis. 

Secom PMTRfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem