Roberto Dinamite: grande ídolo do Vasco morre no Rio


O maior ídolo da história do Clube de Regatas Vasco da Gama, Carlos Roberto de Oliveira (13/4/1954), mais conhecido como Roberto Dinamite, 68 anos, morreu na manhã neste domingo (8), no Rio de Janeiro. 

Natural de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Dinamite tem títulos no Campeonato Brasileiro de 1974, dos Cariocas de 1977, 1982, 1987, 1988 e 1992, das edições do Troféu Ramón de Carranza em 1987 e 1988, dentre outras conquistas. Foi o maior goleador da história do clube carioca (708 gols), onde jogou por 21 anos.


O desportista morreu com câncer no intestino. Ontem (7), ele foi internado em um hospital particular, na Barra da Tijuca, em estado grave.

Em abril do ano passado o Vasco inaugurou uma estátua em sua homenagem em São Januário, sede do clube, no bairro de São Cristóvão.

 
O apelido “Dinamite”, Roberto ganhou aos 17 anos, quando marcou seu primeiro gol pelo Cruz-maltino, na vitória por 2 a 0 sobre o Internacional-RS. Em sua manchete, o Jornal dos Sports publicou o seguinte: “Garoto-dinamite explodiu”.

Manchete do Jornal dos Sports deu o apelido ao ídolo do Vasco da Gama

Roberto Dinamite casou-se em 1976, com Jurema, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Três Rios. Ela faleceu em 1984, vitimada por problema renal. Com ela teve três filhos. Com a viúva Liliane, mais dois filhos.

O caçula Rodrigo, que tem uma tatuagem no antebraço com o apelido do pai, seguiu os caminhos do pai no futebol, se tornando Rodrigo Dinamite.

Dinamite foi eleito vereador na capital e deputado estadual, com cinco mandatos na Alerj.

Roberto e Jurema durante o casamento na Igreja Matriz de Três Rios (foto: Jornal O Cartaz)

 Ídolo do Flamengo, Zico visitou o amigo recentemente

O clube publicou em seu site oficial e redes sociais uma nota oficial

“O Vasco da Gama comunica com inestimável pesar o falecimento do maior ídolo da história do clube, Carlos Roberto de Oliveira, o Dinamite, aos 68 anos em decorrência a um câncer no intestino.

Natural da cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, Roberto Dinamite demonstrou intimidade com a bola logo na infância e chegou ao Vasco da Gama, ainda nas categorias de base, no ano de 1969. Três anos depois, o então “Calu” (como era conhecido desde as partidas que disputava ainda no seu bairro de nascença) chegou aos profissionais do Gigante.

No dia 14 de novembro de 1971, em um confronto contra o Bahia pelo Campeonato Brasileiro, o jovem de dezessete anos fez, pela primeira vez, aquilo que vira a repetir em outras 1109 oportunidades.

Não demorou muito para que a torcida vascaína o visse explodir. No dia 25 de novembro, contra o Internacional, no Maracanã, Roberto venceu adversários com facilidade e marcou o seu primeiro gol como profissional pelo clube. Uma verdadeira explosão, como destacou o Jornal dos Sports, e que se repetiu por outras 707 vezes. Roberto então virou um símbolo de Vasco da Gama. Gerações foram criadas considerando uma verdadeira simbiose entre os dois.

O Roberto era Vasco. O Vasco era Roberto. Em 1974, Dinamite foi o verdadeiro ponto de arranque rumo ao primeiro título de Campeonato Brasileiro do Clube, sendo o artilheiro da competição com 16 gols marcados. Nos anos seguintes, a consagração com artilharias nacionais e estaduais. Além das convocações para as Copas do Mundo de 1978 e 1982. Na primeira oportunidade, Roberto foi o artilheiro da Seleção Brasileira no mundial.

No início da década de 80, Roberto Dinamite deixou o Vasco da Gama rumo ao Barcelona (ESP). Mas a separação durou apenas três meses e logo o artilheiro estava de volta à Colina. E não demorou muito para que ele voltasse a explodir em festa a torcida. Em um jogo contra o Corinthians, no Maracanã, Dinamite marcou cinco gols na vitória cruzmaltina por 5 a 2.

Foram mais 12 anos de Vasco da Gama, sendo nove ininterruptos, somatizando títulos; artilharia; e cultivando um amor e uma gratidão gigantesca. Até a sua aposentadoria e despedida dos gramados, em 1992.

Em 2008, Roberto Dinamite foi eleito Presidente do Vasco da Gama e reeleito em 2011. Ao longo deste período, o Clube conquistou a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.”

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem