Professor trirriense, mestre em Memória Social, fará palestra sobre a Casa da Morte

Local que serviu para tortura na época da ditadura militar, é tema da palestra virtual promovida pela Universidade Estadual do Piauí

Professor Jonatan Ribeiro. Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Formado em História, mestre em Memória Social pela UniRio, o trirriense, professor e mestre Jonatan Ribeiro, 27 anos, a convite do professor Jonas Henrique de Oliveira que participou de sua banca de defesa na UniRio e da professora Lourdes Karoline Almeida Silva, professora adjunta II do curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais, da Universidade Estadual do Piauí, campus de Parnaíba.

A palestra virtual será no próximo dia 25 de janeiro (quarta-feira), por meio do canal do YouTube da Universidade Bairro Caxambu (youtube.com/@nipess2765), das 20h10 às 21h50.

A palestra “Entre Memória e Conflito. A Casa da Morte, em Petrópolis, como lugar de Memória e Resistência”, faz parte do I ENSAPS (Encontro Nacional de Sócio Antropologia Política da Saúde (I ENSAPS) e tem apoio da Coordenação de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), no município de Parnaíba.


"Eu acho importante a abordagem desse tema e que surjam cada vez mais trabalhos a respeito da Casa da Morte, em Petrópolis, que representa um ícone do autoritarismo contra a expressão de opiniões que não se alinhassem às 'ideias' do Regime Militar. Época em que era comum a aliança entre a ação dos torturadores e a prática do grupo Esquadrão da Morte. Que contava com o apoio da sociedade civil no tocante à decisão de que vidas seriam matáveis a partir de uma ideologia totalitarista. A Casa da Morte como Lugar de Memória e resistência é palco de grandes controvérsias e tensões entre diferentes setores", comenta o professor trirriense Jonatan Ribeiro.

Localizada na Rua Arthur Barbosa, nº 668, no Centro de Petrópolis, a Casa da Morte foi um centro clandestino de cárcere e tortura, entre outras atrocidades e assassinatos, na triste memória do período da ditadura militar no Brasil.

Foto: Reprodução/Googlefull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem