Pra que passarinho tem asa?

1ª Parte


A pé, pela calçada de minha pobre rua desbarrancada pelas chuvas, vou reparando nas janelas das casas, dos apartamentos. Angustia-me ver passarinhos presos em gaiolas penduradas num gancho de arame.

Numa dessas janelas, de um terceiro andar, um rapaz troca a água da vasilha de uma gaiola e sopra o alpiste. Parece feliz nesse seu cuidado. Cá de baixo e reparando no sol forte que começa a bater na janela, falo pra ele:

- Solta esse passarinho!

Ao que ele responde, sem aparentar a menor sombra de dúvida:

- Se eu soltar ele morre.

De nada valeria eu ficar ali argumentando. Melhor eu cuidar das minhas obrigações. No pensamento me perguntava: será pra que passarinho tem asa?

De volta do mercado passo pela rua do cinema. Mais uma tristeza: ali ao lado, na casa que vende de tudo – arreio, enxada, veneno, corda, ração, chicote e não sei o que mais – pasmem os senhores, vende também passarinho! Em gaiolas maiores, de arame reforçado, vários casais de canário belga e de periquitos os mais lindos. Como pode alguém, em sã consciência, se julgar dono de passarinhos, estipular preços e vender essas criaturinhas... do mesmo jeito que se vende arreio, enxada, veneno, corda, ração, chicote... Como pode isto? E antes de serem negociados são exibidos, expostos à curiosidade como objetos de consumo, à porta de uma loja de mil quinquilharias.

Com um senhor conhecido que ali está, admirando os belos e variados tons de azul dos periquitos, comento pesarosa:

- Dá vontade de abrir essas portinhas e soltar tudo...

Indiferente, ele apenas responde:

- Esses passarinhos não conseguem viver fora da gaiola.

Pego o rumo de casa. Dentro do peito o coração ameaça ficar mais triste ainda, pois não vai entender nunca tamanho absurdo.

( Continua na próxima semana)

Por Izabel Daud

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem