Jonair de Christo, um olhar sobre a passarela do samba trirriense


Muitas imagens do carnaval trirriense são publicadas nas redes sociais todos os anos. Com o advento do celular, ficou fácil fotografar e guardar tudo o que acontece durante os desfiles.

Mas existem imagens que, mesmo não sendo capturadas por profissionais, são especiais e tocam quem as protagoniza. 

Algumas dessas imagens têm um autor, entre tantos outros que se dedicam a capturar os momentos da maior festa popular brasileira.

Estamos falando de Jonair de Christo, que em 2018 ganhou uma exposição de seus trabalhos no Espaço Cultural do Shopping Olga Sola, com a mostra “Um Olhar sobre a Passarela do Samba”.



Apaixonado pelo futebol e pelo carnaval, Jonair publicou sua coluna social no Entre-Rios Jornal por algum tempo.

A nova idade, comemorada no último dia 24 de janeiro, ele nem gosta de falar, mas já se foram alguns carnavais.

Os registros da festa, em especial do desfile das nossas escolas de samba, ele guarda com carinho há mais de 20 anos.

A trajetória começou com sites que eram especializados nos acontecimentos sociais da região, como o Bafafáetc, do empresário Gustavo Coca.

Jonair também fotografou imagens de produtos para o Supermercados Bramil por algum tempo. As técnicas e o olhar diferenciado ele foi aprimorando por meio de vídeos e informações obtidas na internet.

  
Quanto ao futebol, sua maior paixão, JC começou com 10 anos e jogou nas categorias dente de leite e juvenil do Entrerriense FC, disputando o Campeonato Carioca.

Além do Carijó, o craque na fotografia teve passagem pelo Triângulo e pelo time do Barão de Angra — do Zezinho Aguiar —.

No meio campo e na ponta-esquerda, com a camisa 11, JC se destacou. Foram muitos momentos de alegria que ele faz questão de lembrar ao falar dos bons tempos do futebol trirriense e dos campeonatos que movimentavam os campos da cidade.



“Na minha época de futebol, destaco o Cotonifício, pra mim a melhor equipe que joguei e vi jogar. A equipe era a base da seleção de Três Rios, vice-campeão brasileiro da Copa Arizona, em São Paulo. Foi uma época em que o campo do Entrerriense (estádio Odair Gama) ficava lotado. E tinha ainda os campos do Cotonifício, do Triângulo, Colônia, Santa Matilde e Depósito. Hoje, infelizmente o futebol da cidade acabou. Vivi uma época de glória do esporte trirriense que tinha os melhores jogadores, onde destaco: Zé Carlinhos, Maninho (goleiro), Jairzinho Pelé, Vermute, Ademir Caetano, Zeca Diabo. Enfim, atletas que fizeram história nos gramados da região”, destaca JC.



Morador do bairro Caixa D´água, onde está a sede da escola de samba do coração, o Bom das Bocas, Jonair tem um olhar diferente e especial sobre os desfiles. Algumas imagens podem ser as mesmas entre tantas outras que aparecem nas redes sociais.

Mas algumas, em especial, marcam momentos importantes da festa. Isso sem falar na exuberância das baianas da Mocidade da Vila, ao alvorecer na Avenida Condessa do Rio Novo, em um rosa encantador.

A integrante mirim de uma comissão de frente do Bom das Bocas sendo suspensa por um dos companheiros de coreografia também é uma das tantas outras imagens marcantes que JC registrou através de suas lentes.



Entre tantas belezas registradas, JC fica emocionado ao ver o que registrou na tela, ou do celular ou do computador, ao descarregar as imagens para publicar nas redes sociais ou nas edições do Entre-Rios Jornal, onde suas fotos enfeitaram muitos exemplares e pôsteres de campeãs ao longo do tempo de sua atuação na avenida.

“Até quando Deus me der força e vida, estarei registrando a beleza do nosso carnaval”, comenta.


Imagem: Jonair de Christofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem