Janeiro Roxo mobiliza ações educativas nas UBSs de Três Rios

A Prefeitura de Três Rios, por meio da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, promove entre janeiro e fevereiro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do munícipio, uma série de ações educativas relacionadas ao Janeiro Roxo, campanha de combate e prevenção à hanseníase. As ações têm apoio do Programa Municipal de Hanseníase da cidade.

A doença é silenciosa e atinge, segundo o Ministério da Saúde, mais de 30 mil brasileiros anualmente. Ela se manifesta normalmente por manchas na pele e provoca diminuição da sensibilidade ou formigamento em mãos, pés ou olhos. A identificação precoce da doença evita a transmissão e instalação de incapacidades físicas.

De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase, Elaine Sant’Anna, “é muito importante a conscientização da população e dos profissionais de saúde para o reconhecimento precoce da doença”.

O tratamento, a base de medicamentos, leva de seis a 12 meses de duração e é feito gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o território nacional.

Embora o Dia Nacional de Combate e Prevenção à Hanseníase seja 29 de janeiro, as ações relacionadas ao Janeiro Roxo se estendem em Três Rios até fevereiro.

Elas complementam um trabalho já desenvolvido pelas UBSs, como as visitas domiciliares, que identificam pessoas com sintomas na pele, encaminhadas para consulta.

O procedimento visa o diagnóstico precoce da doença e, em casos suspeitos, é feito o encaminhamento dos pacientes para o serviço de referência do município, no setor de Vigilância Epidemiológica.


Confira o cronograma das atividades

19 a 27 de janeiro – Distribuição de folders e livros para as UBSs, com orientações para os Agentes Comunitários de Saúde sobre Hanseníase. Sugestões de atividades de mobilização para o combate e prevenção da doença pelas UBSs, como salas de espera.

14 de fevereiro – Palestra para enfermeiros das UBSs no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, às 13h, ministrada pela enfermeira coordenadora do Programa de Hanseníase de Três Rios, Elaine Souza Magalhães Sant’Anna. 

Secom PMTR
Imagem: Agência Paráfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem