Não podemos negar que a tecnologia traz desenvolvimento e inúmeras vantagens ao cotidiano. Porém neste mês em que o mundo adota a campanha Janeiro Branco, chamando atenção sobre os cuidados com a saúde mental, faz-se necessário lembrar a importância do equilíbrio no uso de eletrônicos e redes sociais.
Afinal, o emprego excessivo das ferramentas digitais não rouba apenas tempo e produtividade: causa dependência como qualquer vício, estimulando nossos hormônios ligados à euforia e ao bem-estar.O abuso também provoca estresse, introspecção, distanciamento social, abandono dos hobbies, compromissos e consequente quadro depressivo, além de insônia (pela baixa produção de melatonina, o hormônio do sono).
Se você fica irritado e ansioso ao permanecer um período desconectado, talvez seja um indício de que chegou a hora de maneirar.
Mais um fator preocupante é a visão distorcida da realidade, que pode acarretar insegurança e baixa autoestima, sobretudo entre os jovens, ao vislumbrar um mundo aparentemente perfeito com corpos sarados, ostentação, luxo e viagens, dando a impressão de que somente a rotina do outro é incrível.
Para fugir destas armadilhas, é preciso encarar com coragem e maturidade uma mudança de hábitos, tendo em mente que a tecnologia existe para facilitar nossa vida, e não o contrário: aproveitar o tempo off-line reduzindo o uso do celular, desinstalar aplicativos desnecessários e evitar tê-lo por perto na hora de dormir ou daquele programa com a família e os amigos.
Sirva-se dos recursos que os novos instrumentos proporcionam, mas não deixe de se cuidar!
Por Daniele Barizon
Imagem: Reprodução
Postar um comentário