Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição destaca cuidados com a saúde infantil nas férias

Problemas de saúde mental e física podem aumentar entre as crianças no período de recesso escolar



Toda criança tem direito a descanso e descontração, principalmente nas tão desejadas férias escolares. No entanto, existem alguns cuidados que os responsáveis devem ter em mente durante o período de recesso.

A pediatra do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), Anna Virginia Goulart, alerta que para algumas crianças, as férias podem representar um retorno ao isolamento social, possivelmente gerando ansiedade e depressão.

Já para outras, a exposição à quebra de rotina também pode causar momentos de tensão, pela necessidade de adaptação a novas circunstâncias.

A Dra. Anna Virgínia aconselha os pais a prestarem atenção aos primeiros sinais de mudanças de comportamento.

“Roer unhas, tiques, eventos de choro sem causa aparente, redução ou aumento bruscos do apetite, alteração importante do sono, ou até retirada de fios de cabelo e sobrancelhas são alterações que podem indicar que há algo de errado com a criança e atentam para outras questões”, explica a pediatra.

Nas férias, é comum o aumento do uso de aparelhos digitais por crianças, mas a médica destaca alguns limites.

“De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), o tempo de exposição às telas é considerado um fator de risco para a saúde das crianças e adolescentes”, diz a doutora. Sugere-se que menores de 2 anos de idade evitem a exposição às telas ao máximo, crianças entre 2 e 5 anos usem os aparelhos por no máximo uma hora no dia e acima de 6 anos limitem o uso para duas horas diárias.


“Além do tempo, os pais devem atentar criteriosamente para o conteúdo assistido pelos filhos, uma vez que a internet apresenta diversas informações que não são adequadas para a faixa etária”, completa a pediatra do Hospital de Clínicas Nossa Senhora de Conceição.

Outra recomendação da Dra. Anna Virginia Goulart é a manutenção de uma rotina mesmo nas férias. “Considerando a importância da rotina para as crianças e adolescentes, é fundamental fazer um esforço para mantê-la, sobretudo com relação à alimentação e ao sono. Nessas rotinas, também podem ser incorporadas brincadeiras e práticas que evitem o sedentarismo e que contribuam para o desenvolvimento. Proponha responsabilidade com as tarefas de casa, estimule brincadeiras como tentar construir carros, casinhas, castelos, pipas e outros brinquedos, incentive a criança a criar e desenhar historinhas em quadrinhos, crie dias temáticos como ‘dia do cinema no sofá’, ‘dia da cabana na sala’, ‘dia da aventura no quintal’, etc.”, comenta a pediatra.

Além dos cuidados com a saúde física e mental, os acidentes domésticos também aumentam consideravelmente durante esse período.

“Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), acontecem cerca de 200 mil acidentes domésticos por ano envolvendo crianças e adolescentes, mas durante as férias esse índice aumenta em 25%”, afirma Anna Virginia Goulart. 

Algumas recomendações são: a instalação de grades de proteção em escadas e janelas, proteção de tomadas, quinas de móveis, gavetas e armários, não deixar baldes, bacias ou recipientes cheios de água ao alcance das crianças e supervisionar as brincadeiras e atividades.

Apesar de todos os cuidados e recomendações necessárias, o período de férias deve ser aproveitado, já que é essencial para o desenvolvimento dos pequenos.

“Os momentos de recreação e descanso, mesmo sem contato direto com outras crianças, causam impacto positivo. Este período, marcado pela quebra de rotina e por inúmeras novidades, impulsiona o desenvolvimento emocional e cognitivo”, finaliza a pediatra do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição. 

Assessoria HCNSC
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem