Governador Cláudio Castro entrega 60 novas ambulâncias para o serviço na capital

As viaturas vão substituir aquelas com mais tempo de uso e ampliar a frota. No total, o projeto ‘SAMU 100% RJ’ vai disponibilizar 249 veículos aos 92 municípios do estado


O governador Cláudio Castro entregou nesta quarta-feira (11) 60 ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) da cidade do Rio de Janeiro.

Nas próximas semanas, serão realizadas entregas escalonadas de outros 189 veículos para todos os municípios.

O investimento para renovar e ampliar a frota, levando o serviço inclusive para cidades que ainda não têm o atendimento instalado, foi de R$ 87,4 milhões. O projeto ‘SAMU 100% RJ’ vai disponibilizar, ao todo, 249 veículos para todo o estado.


“Uma importante meta da nossa nova gestão é fortalecer o atendimento da rede de saúde nos municípios. O objetivo é que cada um dos 17 milhões de habitantes desse estado, e não só da capital e Região Metropolitana, possa receber um atendimento digno, rápido, com profissionais qualificados, bem remunerados, e seja socorrido com uma ambulância de qualidade” - ressaltou o governador Cláudio Castro.

  
O secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, destacou a entrega como um momento de grande importância para a saúde do Estado do Rio de Janeiro. 

“Cerca de 30% dos municípios do Estado do Rio de Janeiro não dispõem ainda do SAMU. A Secretaria de Estado de Saúde vem investindo no atendimento móvel de urgência e emergência. Nesse sentido, já inauguramos 20 bases descentralizadas em áreas estratégicas da cidade, que estão reduzindo o tempo de resposta nos atendimentos e ajudando a desafogar hospitais” - comemorou o secretário.

Com a chegada das 60 novas ambulâncias ao SAMU capital, operado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), as viaturas com mais tempo de uso serão substituídas e a frota será ampliada, fortalecendo também o atendimento nas bases descentralizadas, que estão em processo de expansão.

As unidades descentralizadas fazem parte de um programa do Governo do Estado, que prevê a instalação de 40 unidades avançadas para reduzir o tempo resposta do SAMU.

As bases funcionam 24 horas por dia e cada uma conta com pelo menos uma ambulância e uma motolância, utilizada em áreas de difícil acesso. Em oito meses de funcionamento, as bases descentralizadas já realizaram mais de 35 mil atendimentos.

  
Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro
Imagem: Luis Alvarengafull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem