Que tal um livro de presente? Mas com autores da região

Faltando poucos dias para o início do Natal, surge sempre aquela mesma dúvida sobre o que dar de presente para familiares ou amigos, mas existe um item na lista de compras que é praticamente à prova de erros: o livro.

Nos formatos digital ou físico, os livros são sempre uma excelente opção por serem fáceis de achar e com preços para todos os bolsos.

No entanto, na hora de escolher as obras, é recorrente receber sempre as mesmas listas e recomendações. Por isso, neste ano, por que não dar uma chance a escritores e obras da região Centro-Sul Fluminense? 

Pensando nisso, o artista e ícone da cultura trirriense, Joel São Tiago, tem iniciado uma campanha em suas redes sociais onde tem feito publicações e convocações a seus seguidores para que possam prestigiar os autores locais.

“Nossa região sempre foi reconhecida como um celeiro de grandes artistas. Seja na música, teatro, dança, artes plásticas. Porém, na literatura também temos grande expoentes, ainda que talvez, menos conhecidos da população. A produção literária sempre foi muito produtiva e revelou diversos talentos, alguns inclusive com livros publicados”, conta São Tiago.


Amante da leitura, o artista possui, inclusive, uma biblioteca com mais de 107 livros ou coletâneas onde tem catalogado as publicações dos escritores da região, que segundo ele, têm crescido cada vez mais.

"Acredito que em breve terei em torno de 150 exemplares. Isso mostra a força da nossa produção literária. Precisamos dar visibilidade a esses artistas e suas obras. Diversos desses livros estão em nossas livrarias. Podem ser encontrados livros da Helena Arruda, Carlos Almeida, Cinara Jorge, Ezilma Teixeira, Ana Abrahão, Fabricio Pacheco, Haydeé Silva, Isabela Torres Innocencio, José Roberto Padilha, Mônica Ribeiro, Vania Ramos, Rafael Padilha, Rodolfo Combat, Helena Cunha, Affonso Henrique, Brenda Batitucci e Mateus Martins. E ainda tem muitos outros”, finaliza São Tiago.

Todas essas obras mostram, de alguma forma, histórias do passado, presente e também futuro. Com os livros mais antigos, pode-se conhecer um pouco de um tempo às vezes esquecido, porém muito rico. 

Ao folhear as páginas, é comum se deparar com relatos sobre a própria cultura, gastronomia, costumes, povo e linguagem mais comuns à região, além de poder se entreter com bons romances, investigações e ou até mesmo dramas.

Para quem ainda está na dúvida, confira abaixo algumas dessas obras. Os preços dos títulos podem variar entre R$20 e R$60.


Horizontes de Perdão



Autores: dom Vicente Ferreira e Renê Dentz

Editora: Ideias e Letras

Sinopse: A obra reúne 13 artigos de autores de 11 países, refletindo o complexo tema em contextos de guerra, crimes ambientais, ditaduras e outras situação de exceção. 

Josemo: vida e obra de um empreendedor


Autor: José Roberto Padilha

Edição do próprio autor

Sinopse: O livro conta a história de sucesso de um dos maiores empresários da região e fundador do Grupo Mil, Josemo Corrêa de Mello.

Palimpsesto


Autor: Affonso Henrique Vieira da Costa

Editora: Viaverita

Sinopse: Neste Palimpsesto (entre Borges, Cabral e outros), Affonso Henrique Vieira da Costa, navegando em mar revolto (com poetas e ficcionistas brasileiros e estrangeiros), nos convida a um mergulho em busca do tempo, do espaço, da memória, da identidade, e de tantas outras temáticas que flutuam paralelamente por seus textos.

Silêncio em Si Maior


Autor: Fabrício Pacheco

Editora: Letramento

Sinopse: Quando lemos um diário, é como se invadíssemos a vida de alguém. Desta vez a invasão foi planejada pelo principal narrador do livro.

Essa obra ficicional narra a vida de um menino de onze anos que sofre abuso sexual na própria casa e é guiado por uma coragem que nem ele mesmo sabia que tinha.

Boa Sorte


Autora: Helena Cunha

eBookKindle (Amazon)

Sinopse: Boa Sorte é uma graphic novel que retrata um ano – o pior de todos – na vida de Julieta. Começando a entender sua sexualidade e se abrir para as novas experiências que a adolescência traz, ela tem seu processo de autoconhecimento interrompido pela morte de sua irmã mais velha.


Acácia: O Colecionador de Memórias (Livro 1)


Autor: Zeca Lima

eBookKindle (Amazon)

Sinopse: No Reino de Calimbra a magia, chamada de vontade, é uma arte estudada e aperfeiçoada por videntes, assim chamados os membros da Organização — uma sociedade druida.

Quando o vidente Laluv falha em uma missão, seu melhor amigo Raven, jovem boticário, assume sua identidade para desmascarar o nobre que quebrou um dos seis tabus da vontade: trazer um morto de volta à vida.

Acácia é uma fantasia épica sobre como uma existência sem passado é fadada ao desconhecido, com elementos de mistério e terror.full-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem