Obstáculos no processo de mudança

 

Semana passada, falamos sobre a importância de revisar a lista pessoal de resoluções para o novo ciclo que se inicia.

Hoje, para concluir o assunto e o ano, elencamos algumas dificuldades a serem contornadas no decurso da mudança, de acordo com o livro Liberte-se, do médico, psicoterapeuta e escritor Russ Harris.

Na obra, o autor cita quatro obstáculos, a partir do acrônimo (termo formado através da junção das primeiras letras de um grupo de palavras) FERA, que devem ser vencidos na busca da felicidade.

A letra F corresponde à FUSÃO cognitiva: quando embarcamos em pensamentos negativos, deixando que eles atrapalhem nossas ações. A melhor maneira de combater o problema é reconhecer que pensamentos não são fatos, filtrá-los e, na medida do possível, nos distanciar deles focando no processo.

A letra E diz respeito ao EXCESSO de expectativa. Ocorre, por exemplo, ao definimos metas muito ambiciosas, sem condições de cumpri-las. A solução é decompor os objetivos em partes menores. Encontrar os recursos necessários e rever periodicamente o planejamento.

A letra R representa a REJEIÇÃO ao desconforto, sentimento natural no caminho da mudança. Aqui, a saída não é nem um pouco simples: consiste em tolerar o incômodo e seguir adiante.

A letra A, por fim, significa AFASTAMENTO dos valores, que acontece quando nos distanciamos dos ideais. Para não errar, precisamos nos perguntar se nossos objetivos estão pautados em valores e, antes de aceitar outros compromissos, questionar se de fato eles têm a ver com nossa missão e visão de vida.

Que 2023 seja repleto de paz, saúde, harmonia e alegrias. Feliz ano novo!

Por Daniele Barizon

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem