Detran.RJ celebra acordo com cooperativas que vai gerar emprego e renda para cerca de 200 catadores

O Detran.RJ celebrou nesta quinta-feira (22) um importante acordo de cooperação com 12 cooperativas de catadores do Estado do Rio, que ficarão responsáveis por recolher e dar destinação adequada a resíduos recicláveis descartados nos postos do departamento.

Escolhidas por chamamento público, as cooperativas vão encaminhar para reciclagem, inicialmente, cerca de 50 toneladas de placas automóveis armazenadas em unidades do Detran.RJ em todo o Estado do Rio.

O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, recebeu os representantes das cooperativas, na tarde de ontem, na sede do departamento.

Todos receberam certificados do acordo de cooperação celebrado com o órgão, que vai gerar emprego e renda para cerca de 200 catadores.

As cooperativas ficarão responsáveis por recolher todos os materiais descartáveis dos postos. Os acordos foram conduzidos pelas Comissões de Sustentabilidade e de Coleta Seletiva do Detran.RJ.

“É uma alegria poder dar destinação a este material de forma adequada, dentro das melhores práticas ambientais e, ao mesmo tempo, proporcionar às cooperativas uma oportunidade de geração de emprego e renda. Fico feliz em saber quantos trabalhadores serão beneficiados, principalmente num momento simbólico como este, o do Natal”, disse Konder.

Os representantes das cooperativas contaram a Konder que esperavam com muita expectativa pela formalização do acordo de cooperação. Ana Paula Serafim da Silva, da Cooper Nova Era, de Jardim Gramacho, em Caxias, e Maria do Carmo de Oliveira, da Coopquitungo, da Favela do Quitungo, em Brás de Pina, disseram que a verba arrecadada com o material reciclável ajudará a aumentar a renda dos catadores e ainda permitirá que as cooperativas façam novos investimentos em máquinas e equipamentos.

“Esse acordo chega num momento mágico para nossas cooperativas. Na Coopquitungo, quando eu falei que viria ao Detran assinar, você não imagina a felicidade de todos. É um grande presente de Natal”, disse Maria do Carmo.

O presidente do Detran.RJ informou aos representantes que a Comissão de Segurança no Trabalho do Detran.RJ também fornecerá treinamento gratuito para todas as cooperativas, envolvendo combate a incêndio, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), primeiros socorros e outros temas.

Por trabalharem com a manipulação de material inflamável, as cooperativas registram muitos casos de incêndios.

Presente à reunião, Edson Alves de Souza, da Comissão de Segurança no Trabalho do departamento, ficará responsável pelo trabalho junto aos catadores.

Michelle Ferreira, da Comissão de Sustentabilidade do Detran, disse que o acordo celebrado com as cooperativas é inédito no departamento.

Segundo ela, todo o trabalho dos catadores será acompanhado pelas comissões, para que o recolhimento do material e a destinação final sejam feitos da forma correta.

“Fico muito feliz de trabalhar com todos vocês. Aos poucos, fui conhecendo a história de cada um. É uma grande alegria desenvolver este trabalho no Detran”, comemorou.

As placas de automóveis que serão destinadas às cooperativas ficaram nos postos por conta da pandemia e em decorrência de mudança na legislação – ou seja, com a chegada das novas placas Mercosul.

Com o novo acordo de cooperação, os catadores ganharão ao encaminhar as placas para empresas de reciclagem de alumínio. E, o Detran.RJ, garantirá a melhor destinação possível a um resíduo descartado, de acordo com as regras ambientais modernas. 

Ascom Detran.RJ
Imagem: Alexandre Simonini/Detran.RJfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem