Artista Odenir Antônio expõe obras durante inauguração da nova sede do CAPS II, em Três Rios

Exemplo de superação, paciente do Centro de Atenção Psicossocial encontrou nos desenhos uma nova forma de encarar a vida


Durante a cerimônia de inauguração da nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) II Margareth Obeica Meirelles, na última semana, um fato muito interessante, e inusitado, chamou a atenção dos presentes.

É que ao chegar na área de convivência, bem na entrada, era possível ver diversas ilustrações pelas paredes do local.

Referências a músicas, filmes e séries, homenagens a datas comemorativas e até mesmo trechos de uma história em quadrinhos faziam parte do mural criado.

Os desenhos são do artista e paciente do CAPS II, Odenir Antônio, que com o apoio da coordenação da unidade especializada em saúde mental para tratamento e reinserção social de pessoas com transtorno mental grave e persistente, realizou uma verdadeira exposição de suas obras.

 Obras de Odenir expostas na área de convivência do CAPS II
“Odenir mostrou seus desenhos a nós e seria uma covardia esconder de todo mundo tanto talento. Por isso, realizamos uma exposição. Quando você ajuda um talento desses a deixar o anonimato, impedir que as cortinas da escuridão social encubram suas luzes, voltamos pra casa com o dever cumprido”, conta o escritor, colunista do Entre-Rios Jornal e colaborador do CAPS II, José Roberto Padilha.
 

Além de desenhar, Odenir também se arrisca no mundo digital. Isso porque, para fazer seus desenhos, após elaborar o esboço no papel, ele precisa digitalizá-los para o computador para que possam ser impressos e vendidos por encomenda. 

Além disso, como uma forma de divulgar mais facilmente o seu talento, o artista criou o blog Contos do Fênix Branco, onde é possível encontrar todas as suas obras.

“Seus traços (do Odenir) foram alcançando um nível maior de excelência a ponto de despertar o interesse de duas das maiores referências dos desenhos em quadrinhos, os estúdios Mauricio de Souza e do escritório da renomada autora Eliane Garner”, relembra Padilha.

Autodidata, Odenir traduz os textos e legendas que posta em seu blog e Instagram (@deni.ortiz15) para os idiomas inglês e francês. 

Um desses trabalhos é a história em quadrinhos intitulada Doctor Kanaid. A HQ conta com três capítulos, com 13 episódios cada, e mostra as aventuras de um cientista com superpoderes e de sua assistente mirim.

“Odenir é extremamente inteligente, tem muitas habilidades e muitos talentos. A equipe do CAPS II e os usuários aprendem sempre com a presença dele. Ele é artista, culto, além de saber muito sobre plantas e agricultura”, relata Elisa Sá Pinto, coordenadora do CAPS II.

Capa da HQ Doctor Kanaid

Todo o portfólio de Odenir pode ser consultado através do seu blog (www.fenixbranco.blogspot.com), onde também consta os telefones de contato para a encomenda das obras. No site também é possível interagir com o artista, além de recomendar novas referências.

Imagens: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem