Alunos e ex-alunos da Faetec desenvolvem protótipo de aplicativo que auxilia na hora de escolher o “rolê” ideal

Sabe aqueles dias em que você está disposto a sair de casa para se divertir em algum lugar diferente, mas acaba sempre indo aos mesmos lugares por falta de opção?

Pois é. Pensando nisso, um grupo de alunos e egressos da Escola Técnica Estadual Adolpho Bloch (ETEAB) mergulhou nesse dilema e fundou uma startup para entender e criar soluções para isso.

Desenvolveram um protótipo de um aplicativo que otimiza o tempo de decisão das pessoas no momento de escolher um “rolê” ideal.

O projeto conquistou a segunda colocação, competindo com outras 60 startups de todo o país, num concurso organizado pela Junior Achievement (JA) Startup Dell.O grupo, intitulado “A Tropa Du Rolê”, é formado por Enzo Gama, 19 anos; Samuel Gomes, 16; João Victor Farias, 17; Camille Cristina Souza, 17; e Nathália Viana, 18.

Eles realizaram pesquisas e chegaram à conclusão que as pessoas desistem de dar um passeio por não acharem o que queriam e voltam aos mesmos estabelecimentos de sempre.

Uma vez dentro do aplicativo, o usuário faz um filtro e, através de uma roleta, o rolê ideal aparece na tela em questão de segundos.

O processo de criação e amadurecimento da ideia durou quatro semanas. No concurso, todas as startups deveriam desenvolver um produto para solucionar um problema social ou ambiental e enviar um pitch (apresentação) de no máximo três minutos com as características do protótipo. Dez equipes chegaram à final.

Para João Victor Farias, participar de competições faz acreditar que podemos, de alguma forma, transformar a sociedade.


"Participar de competições, como as da Junior Achievement, nos faz acreditar que mudar uma comunidade, uma sociedade é possível. Deparamo-nos com problemáticas que, num primeiro momento, parece impossível resolver, mas a competição te dá ferramentas que, se bem utilizadas, é possível sim gerar um impacto social. E isso é exatamente o que a Du Rolê vai gerar em breve", vibra João Victor, aluno do curso de Administração.

Para o recém-formado Enzo na escola Enzo Gama, neste momento a colocação não importa muito, mas as oportunidades e portas que esse tipo de competição poderá abrir.

"Muitas pessoas hoje em dia só conseguem dar valor ao 1° lugar do pódio. Mas saber valorizar qualquer tipo de colocação é de extrema importância, pois todos nós somos vencedores ao final de tudo. Ter um vasto conteúdo de aprendizagem, conquistar mais networking e alcançar novas oportunidades. Afinal, esse foi o melhor rolê, e volto com a bagagem cheia de conhecimentos, após essa competição", afirmou.

Outra participante do grupo vencedor, Camille Cristina Souza, considera que ter participado do concurso foi uma experiência inesquecível.

“Participar do Desafio Dell com certeza é uma experiência que levarei para o resto da minha vida!! Ttive a oportunidade de mergulhar completamente no desenvolvimento dessa startup e estou muito orgulhosa de sermos uma das equipes vencedoras do desafio”, disse Camille, também aluna de Administração.

Já para Samuel Gomes fazer parte do grupo foi uma grande oportunidade para realizar projetos e o prêmio serviu de recompensa ao esforço de todos.

“Consegui entrar para startup "DuRolê" realizando diversos projetos, e fui o criador da logo atual. Tive muitos aprendizados participando das mentorias e de conversas sobre o desenvolvimento da marca. Gostei muito dessa conquista pela equipe, e o esforço foi recompensado”, disse o aluno de Publicidade.

O projeto contou com a mentoria do professor Pablo Henrique Pereira, um ex-aluno que se tornou mentor da instituição há seis anos. Formado em Engenharia de Produção e cursando MBA em Gestão da Qualidade, ele se sente grato pela oportunidade de poder trocar experiência com os alunos durante todo o processo de desenvolvimento do projeto até a conquista.

"A DuRolê ter conquistado o segundo lugar na JA Startup foi uma conquista incrível e muito merecida pelos participantes. Em semanas, eles conseguiram desenvolver uma ideia, impulsioná-la, verificar os interesses do público e desenvolver um protótipo incrível. Sou muito grato por todo conhecimento que trocamos e pelas coisas que pude ensiná-los. Sinto muito orgulho por todos os jovens que estiveram nesse grupo", afirmou o professor, mentor de inovação e empreendedorismo na JÁ desde 2016.

Assessoria Comunicação - Faetec
Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem