XVIII Congresso Eucarístico Nacional

Em Recife/PE, a partir do dia 11 deste mês, estará acontecendo o XVIII Congresso Eucarístico Nacional. Às 18h, desse dia, a TV Aparecida estará transmitindo a Missa de abertura.

O tema escolhido pela Arquidiocese de Olinda e Recife é: “Pão em todas as mesas”. O lema, tirado dos Atos dos Apóstolos (2,46), diz: “Repartiam o pão com alegria e não havia necessitados entre eles”. O termo “Congresso” significa “caminhar juntos” como assembleia reunida.

Segundo os autores do texto-base, “não se poderia celebrar o Congresso como se ignorássemos essa realidade, ou ele não nos interpelasse”. (...) “Só a partir dessa sensibilidade de preocupação com os grandes problemas do nosso povo podemos nos acercar coerentemente da Eucaristia como da ceia de Jesus, ceia de amor e inclusão. Eucaristia é fração ou partilha do pão”. Eucaristia, segundo o texto-base, “é o agradecimento pelas graças da Redenção”.

Às páginas 118 e 119, o cântico: “Pão em todas as mesas, sem sombra de dúvidas, é o Magnificat. É o cântico de Deus orientado para os homens, para as mulheres, especialmente os mais fracos, os pobres, os indefesos, os humilhados”. Às páginas 140 e 141: “Antecipamos, na festa eucarística, a festa que no céu nunca se acaba”. ( ...) “Que o XVIII Congresso Eucarístico Nacional nos ensine a encontrar, na Eucaristia, o modelo e o alimento da vida cristã de cada dia. Que o celebremos de tal forma que nos ajude a redescobrir a fascinação secreta e irresistível que a ceia de Jesus pode exercer sobre as pessoas, principalmente, sobre aquelas que o sistema deste mundo seduziu para o egoísmo e o consumo leviano e depredador da vida e da natureza”.


Hino do Congresso

REFRÃO: Na terra dos altos coqueiros

canta, meu povo, que é festa!

E o pão, em todas as mesas,

a comunhão manifesta.


1- O Senhor, para o povo, prepara

um banquete de fina iguaria.

Quando há, sobre a mesa, fartura,

resplandece, resplandece a Eucaristia!


2- Somos Jerusalém acolhendo

eternal “Dom da paz” – profecia.

Na partilha seremos, para o mundo,

estandarte, estandarte da Eucaristia!


3- Estaremos perante o cordeiro!

Plenamente virá este dia:

a comermos do pão celestial

junto à mesa, junto à mesa da Eucaristia!


4 - Brotou, veio do sangue na cruz:

remissão para nós! Quem diria

que no sangue do irmão, derramado,

se realiza, se realiza a Eucaristia?



5 - Os cristãos terão tudo em comum,

partilhando em plena alegria.

O Senhor, confirmando a Igreja:

templo vivo, templo vivo da Eucaristia.



6- Jogaremos, na terra, as sementes

da Palavra, da sabedoria.

E seremos Igreja em saída

pelo amor aos irmãos, pela Eucaristia!

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem