Dicas de Saúde | Câncer de Pênis


O pênis é uma estrutura do sistema genital masculino, localizado na porção inferior da pelve, participa do processo da micção, pois abriga parte da uretra. Tem a finalidade de depositar o sêmen na vagina da mulher durante a cópula.

O câncer de pênis é uma doença que acomete as células deste órgão fazendo com que as mesmas se multipliquem de forma desordenada, agrupando-se formando tumores.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), este tipo de câncer é determinado por um tumor maligno raro que possui maior incidência em homens a partir dos 50 anos.

Sua causa está relacionada principalmente com a falta de higiene da região e às infecções causadas por papilomavírus humano (HPV).


Sintomas como: presença de lesões (feridas) com dificuldade para cicatrizar; presença de secreção esbranquiçada (esmegma) e com odor forte; alterações na coloração da pele que recobre o órgão; presença de ínguas (nódulos) na região inguinal; devem ser observados.

O diagnóstico é realizado através de exame clínico, biópsia para análise laboratorial e exames de imagens (ultrassom, tomografia computadorizada e ressonância magnética).

O tratamento está relacionado com fatores como: extensão e localização das lesões e comprometimento dos gânglios inguinais (ínguas). A cirurgia, assim como a radioterapia e quimioterapia são indicados para combater a doença.

Medidas como: não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas; manter bons hábitos alimentares, praticar exercícios físicos; manter bons hábitos de higiene na região da genitália; fazer uso de preservativo durante o ato sexual; são considerados métodos para prevenir e diminuir os riscos desta doença.

Até a próxima semana.
Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem