Região registra três casos de violência contra mulheres em menos de 24 horas

Ocorrências aconteceram em Valença, Sapucaia e Miguel Pereira, entre segunda (17) e terça-feira (18); saiba como denunciar


Em menos de 24 horas, três cidades da região registraram casos de violência contra mulheres. As ocorrências aconteceram entre ontem (17) e hoje (18) .


Miguel Pereira

Em Miguel Pereira, nessa segunda-feira, uma discussão entre um casal terminou com a mulher agredida.

Segundo a Polícia Militar, os agentes faziam uma ronda de rotina quando foram parados pela vítima pedindo ajuda. Ela contou que durante o desentendimento com o marido eles entraram em uma luta corporal.

Após relatarem o ocorrido, as partes envolvidas foram encaminhadas para um hospital para fazer exame de corpo de delito.

Em seguida, eles foram para a delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. O homem foi preso em flagrante e vai responder por lesão corporal, com base na Lei Maria da Penha. 


Sapucaia

Também na segunda, em Sapucaia, uma jovem de 22 anos foi quem denunciou o companheiro. Ela foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) de Três Rios, cidade vizinha, onde realizou um exame de corpo de delito.

Após a comprovação das agressões, o agressor, de 29, foi levado à delegacia. Ele vai responder por violência doméstica e está à disposição da Justiça.

Valença

Já em Valença, uma mulher de 43 anos denunciou o companheiro por agressão e ameaça. Em relato à Polícia Militar, ela contou que havia sofrido o crime pela última vez na manhã de terça-feira e que após o suspeito sair de casa, arrumou todos os pertences pessoais e conseguiu uma carona para um bairro vizinho para pedir socorro.

A PM a encaminhou para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para realizar um exame de corpo de delito e em seguida para a delegacia, onde relatou o ocorrido. Até a publicação desta reportagem, o suspeito da agressão não havia sido localizado.

Como denunciar

Esses casos dessa semana não são fatos isolados. A violência contra a mulher é um dos crimes mais praticados em todo o mundo.

Um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, ao longo da vida, uma em cada três mulheres, cerca de 736 milhões, é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro - um número que permaneceu praticamente inalterado na última década.

Portanto, denunciar esse tipo de crime é fundamental para combatê-lo. Conheça abaixo alguns canais de denúncia válidos em todo o estado.


Por telefone

Existe uma central que presta atendimento exclusivo à mulher através do número 180. A vítima pode registrar denúncias, receber orientações e informações sobre leis e campanhas. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.


Pela internet

Normalmente, o primeiro passo da vítima é fazer o boletim de ocorrência. Desde julho de 2020, com a Lei nº Lei 14.022, esse processo pode ser feito de forma online, sem precisar da presença física da mulher na delegacia.

Para que a mulher alcance o deferimento da medida protetiva o mais rápido possível, é primordial preencher o boletim de ocorrência de modo detalhado, anexando provas, fotos, mensagens, e-mails e toda e qualquer prova que tiver sobre os fatos.

DEAM

A vítima ainda pode registrar a ocorrência em uma delegacia de polícia e nas DEAM (Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher). A maioria da DEAM funciona 24 horas por dia, todos os dias.

Imagem: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem