Um poder com 20% das urnas



Aposentados e pensionistas do INSS, não tem o apelo da greve para barganhar reajustes e exigir direitos, nos últimos anos, vem ganhando força em suas reivindicações.

Hoje, são mais de 30 milhões no país; ou seja, mais de 20% do eleitorado e o Congresso Nacional sabe disso. Pois o segmento que mais cresce é justamente o dos mais velhos.

O fenômeno é mundial e, quando se projetam os dados para o mercado de trabalho, conclui-se que o cenário é realmente de uma tamanha revolução. Inúmeros são os idosos que ainda pretendem, e querem voltar ao mercado de trabalho, devido a defasagem de seus salários com o alto custo da alimentação, disparando a cada dia.

Calcula-se que por volta de 2050, pela primeira vez na história da humanidade, o número de aposentados no planeta será igual ao das crianças; situação que obrigará vários países a mudar radicalmente a forma de organização de suas cidades, sua economia e suas instituições.

Os idosos formam um enorme setor de consumismo, com enorme disposição para gastar o que não tem.

O modelo de aposentadoria no qual os idosos, ficam em casa de pijama, está ultrapassado. Muitos deles desejam retornar ao trabalho e, que, é preciso encontrar mecanismos para tornar essa opção atraente

Com o novo estilo de vida desse segmento, é realmente trabalharem até mais tarde para o conforto de seu sustento.

Essas tendências mostram que o jovem de hoje não precisa apenas pensar na aposentadoria. Pois, precisa também planejar uma estratégia para se manter no mercado de trabalho após os 60 anos, ou seja, se preparar desde já para uma segunda carreira profissional.

Talvez o descompasso entre Universidade e o envelhecimento populacional resida no fato de que os jovens não se darem conta de que a velhice não começa aos 60.

O Brasil já parou para refletir sobre estes números, ou ao se mirar no espelho vê-se a falsa imagem de um país de jovens?

Os idosos defendem seus próprios interesses, já que estão sujeitos ao mesmo relógio. Viúvos e viúvas, já não se conformam com a solidão e partem para novos relacionamentos. Em 30 anos deixaremos de ser um país de jovens, concordam?

E ainda mais se praticarem o Tai Chi Chuan como forma de se manterem jovens, tanto espiritualmente como fisicamente!

Por Edgar Antunes
Terapeuta Holístico (Corporal) Credenciado
Atendimento com hora marcada
(24) 98844-3377

Imagem: Apresentação de Tai Chi Chuan no Dia dos Aposentados no Independência Clube, em Três Rios (Reprodução)

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem