Detran.RJ realiza mutirão especial para emitir carteiras de identidade para estudantes e divulga calendário de vistoria itinerante

Estudantes serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, e precisarão levar comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos



Estudantes serão atendidos por ordem de chegada, sem necessidade de agendamento, e precisarão levar comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos

Neste sábado (10), o Detran.RJ vai realizar um mutirão especial para fornecer carteira de identidade aos estudantes que realizarão o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), vestibulares, cursos e concursos, como os do Colégio Militar e Pedro II.

O mutirão exclusivo será realizado em todos os mais de 120 postos de identificação civil do Detran, em todas as regiões do Estado do Rio.

O atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas, e não haverá necessidade de agendamento. Os serviços oferecidos serão a primeira e a segunda via da identidade.

O estudante precisará apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento.


A emissão da primeira via da identidade é gratuita. Para a segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 46,15. Neste caso, o estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.

Para obter isenção, os que recebem até um salário-mínimo, os desempregados e os reconhecidamente pobres podem apresentar declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII ou decisão de autoridade judicial.

A carteira de identidade emitida para crianças e adolescentes precisa ser substituída quando o usuário completa 18 anos de idade. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a segunda via é isenta de taxa.

No dia 10/9, em função deste mutirão especial, não serão abertas vagas para agendamento do público para os serviços de identificação civil.


Calendário de Vistoria Itinerante de setembro

Neste mês de setembro, o Detran.RJ realiza uma nova edição do programa Vistoria Itinerante, ofertando vagas do serviço em municípios do Estado do Rio.

O formato móvel evita que os motoristas tenham de se deslocar a outras cidades para fazer os serviços relacionados a veículos, oferecendo mais comodidade aos moradores da região.

Para utilizar o serviço, basta realizar o agendamento pelo site (www.detran.rj.gov.br) ou pelo teleatendimento, nos números (21) 3460-4040, (21) 3460-4041 e (21) 3460-4042.

Os donos de veículos terão à disposição os serviços de transferência de propriedade, transferência de jurisdição, transferência de município, alteração de características, inclusão de GNV, licenciamento anual, baixa/inclusão de alienação, mudança de cor, mudança de endereço, retificação de dados, primeira licença, emplacamento e troca de placa para Mercosul, entre outros.


Confira as datas no calendário abaixo:

6/9 - Cantagalo

8/9 - Rio Claro

9/9 - Arraial do Cabo

14/9 - Cardoso Moreira

16/9 - Japeri

21/9 - Mendes

21/9 - Sapucaia

28/9 - Itatiaia

28/9 - São Francisco do Itabapoana

29/9 - Italva

29/9 - São Fidélis

30/9 - Rio Bonito

Fonte: Ascom Detran.RJ
Foto: Divulgação Detran.RJfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem