Moradores confundem cabeça de manequim com a de humano e acionam autoridades em Areal

Objeto foi encontrado boiando no Rio Piabanha. Polícia chegou a ir ao local, mas ao constatar que se tratava de um boneco não registrou ocorrência


Um fato um tanto inusitado foi registrado na manhã de hoje (27) em Areal. Moradores ficaram assustados ao encontrarem uma suposta cabeça boiando dentro do Rio Piabanha, no Centro, e acionaram a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

Ao longo do dia, a informação falsa começou a circular nas redes sociais e aplicativos de mensagem, o que fez com que dezenas de pessoas se deslocassem até uma ponte para visualizar o possível resgate.



No entanto, antes da ação das autoridades, um homem desceu até o local e constatou que, na verdade, se tratava de uma cabeça de manequim que estava atravessada por um vergalhão. O rapaz ergueu o objeto e, sobre aplausos dos populares, o retirou da água.

Veja o vídeo




Fake news

Diante do aumento do uso de celulares e da internet – com a avalanche de imagens, áudios e vídeos compartilhados, instantaneamente, nas redes sociais –, é comum que pessoas tenham dificuldades em distinguir o que é notícia verdadeira ou o que é informação enganosa.


As fake news se espalham rapidamente e apelam para o emocional do leitor/espectador, chamando atenção com títulos sensacionalistas e causando o consumo do material “noticioso” sem a confirmação da veracidade de seu conteúdo.

O Instituto Mundial de Pesquisa (IPSO) divulgou um estudo que revela dados relevantes sobre as “fake news”. De acordo com o levantamento, 62% dos entrevistados do Brasil admitiram ter acreditado em notícias falsas, valor acima da média mundial, que é de 48%.

Veja algumas dicas para ajudar a combater uma fake news

  • Verificar se as mensagens que você recebe nas redes sociais são verdadeiras
  • Não compartilhar os conteúdos caso você tenha dúvida se eles são verdadeiros
  • Encaminhar a mensagem falsa para grupos de verificação de fatos, como o Fato ou Fake
  • Denunciar as mensagens falsas em sites e plataformas de redes sociais
Imagens: Redes Sociaisfull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem