HCNSC realiza atividades com os funcionários na Semana Mundial de Segurança do Paciente

Objetivo da ação foi mostrar a importância do tema e pensar em estratégias para tornar a jornada do paciente ainda melhor



Garantir a assistência segura à saúde e o bem-estar dos pacientes é um dos objetivos da promoção do Dia Mundial da Segurança do Paciente.

Sabendo da importância da data, o Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), em Três Rios, comemora até esta sexta-feira (23), a semana da segurança do paciente. A data conta com diferentes atividades para os funcionários da instituição, abordando a temática.

Criado em 2019, o Dia Mundial da Segurança do Paciente tem o objetivo de mobilizar pacientes, profissionais de saúde, formuladores de políticas, pesquisadores, redes profissionais e o setor de saúde para defender a seguridade do paciente.

Atualmente, as estratégias e tecnologias para alcançar este feito têm sido amplamente discutidas nas instituições de saúde em todo o mundo. No Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição, isto não seria diferente. 

especialista em qualidade e segurança do paciente do HCNSC, Vitor Vieira, explica que é importante investir em estratégias a fim de proporcionar um ambiente seguro. Isto pode ser alcançado através da disseminação da implantação dessa cultura de segurança do enfermo.


"Os investimentos são necessários para alcançar um bom resultado. Aqui no hospital, as adequações vão desde a estrutura física do prédio e modernização de equipamentos até a adoção de práticas e protocolos preconizados pelo ministério da saúde", disse o especialista.

As estratégias de segurança do paciente são coordenadas pelo Núcleo de Segurança do paciente que é uma comissão multidisciplinar, ou seja, composta por profissionais com diferentes especialidades.

O Núcleo de segurança do Hospital é o órgão responsável pela elaboração e implantação do plano anual de segurança do paciente.

Este é um documento que levanta as situações de risco e descreve as ações para prevenção e controle em todas as fases da assistência na unidade.

"O plano de segurança do paciente do HCNSC contempla as 6 metas internacionais de segurança do paciente, notificação e gestão dos eventos adversos. Atualmente, além das ações descritas no plano de segurança, a instituição sustenta as estratégias de segurança adotadas no decorrer das colaborativas corporativas realizadas, são essas: 'colaborativa de prevenção de infecções relacionadas à assistência à saúde', 'colaborativa Sepse', 'colaborativa Lesão Zero' e 'colaborativa maternidade segura”, completou Vitor. 

Assessoria HCNSC
Foto: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem