Dia de Cosme e Damião requer atenção dos pais e motoristas



Após dois anos sem a tradicional distribuição de balas e doces no dia dos santos Cosme e Damião, a celebração retorna esse ano.

Quem costuma distribuir as guloseimas às crianças reclama dos preços dos doces, mas não quer interromper o hábito adquirido por anos consecutivos.


Pelas ruas, desde as primeiras horas da manhã, a criançada geralmente se reúne em grupos a caça dos famosos saquinhos com balas e doces em diversos bairros.

O dia consagrado aos santos gêmeos na igreja católica foi ontem, 26 de setembro, mas o dia 27 (hoje) é amplamente comemorado pelas religiões de matriz africana,como o candomblé e a umbanda.


 São Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e médicos. Ambos são conhecidos como os santos padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos, além de santos protetores das crianças.

É atribuída aos santos gêmeos a realização do primeiro transplante da história. Ambos teriam transplantado uma perna de um cadáver em uma pessoa na época em que viveram.

Durante todo o dia, pais e motoristas devem redobrar os cuidados com as crianças pelas ruas, onde muitas ficam vulneráveis à movimentação intensa no trânsito de algumas das principais vias das cidades da região.

Imagens: Reproduçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem