Festa do Arremate retorna após pausa por conta da pandemia



A tradicional Festa do Arremate, organizada pela Folia de Reis Jornada Tradição do Oriente desde a sua fundação, movimentou a tarde de domingo (31), na Igreja de Santa Edwiges, no bairro Bela Vista, em Paraíba do Sul.

O evento teve pausa de dois anos por conta da pandemia da covid-19 e retornou esse ano.

Além da Folia de Reis sul-paraibana, o evento teve a participação especial de outros três grupos: Sagrada Família (Volta Redonda), Boas Novas de Belém (Vassouras) e Jornada Sagrada Estrela de Davi (Granja Califórnia - Paty do Alferes).


No almoço foi servido o risotão e o público pode apreciar as apresentações dos grupos folclóricos que encantaram com suas performances.

As festas do arremate são celebrações específicas do estado do Rio de Janeiro que simbolizam o término das saídas rituais das folias de Reis.

Tradição em família

O popular Zé Bola dá continuidade à tradição que seu pai, Maurício São Severino (morto em 2007), herdou do fundador da Folia de Reis Jornada Tradição do Oriente, Chiquinho Ferreira. Criado em 1934, o grupo desfila sob o comando do jardineiro Ladimir Honorato, o Mestre Vandinho.

Com apito e crucifixo, ele guia os 30 foliões e os 19 palhaços que comemoram a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus.

Durante a "jornada" da Tradição do Oriente, algumas famílias oferecem almoço ao grupo; outras, fazem ofertas para a bandeira - o estandarte sagrado da folia. E é com estas contribuições que os foliões mantêm viva a festa.

Foto: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem