Dicas de Saúde

O intestino grosso é o órgão responsável por formar o bolo fecal (fezes) e realizar a reabsorção de água. As fezes são produzidas através dos resíduos dos alimentos que não foram absorvidos pelo intestino delgado.

A diarreia é o resultado de alterações que ocorrem na produção do bolo fecal, onde as fezes que deveriam estar moldadas tornam-se aquosas e com uma frequência maior (cerca de três vezes por dia). Ela nem sempre está relacionada a uma doença, dietas líquidas, ansiedade, estresse, uso de laxantes, entre outros podem levar ao quadro de diarreia.

Segundo especialistas, a diarreia como uma manifestação clínica está associada com doenças que afetam o trato gastrointestinal, infecções intestinais, doença celíaca, diverticulite, doença de Crohn, entre outras são alguns exemplos. Ao manifestar-se a diarreia pode apresentar-se por dois tipos: diarreia aguda (dura cerca de 14 dias) e diarreia crônica (dura mais de 30 dias).

Medidas como: lavar as mãos (com água e sabão) principalmente após ir ao banheiro; higienizar as mãos com álcool em gel; orientar as crianças a não levar objetos contaminados à boca; manter bons hábitos alimentares; manter boa ingesta de água são métodos que nos auxiliam na prevenção desta alteração.

Caso apresente diarreia sem causa aparente e com persistência do quadro procure assistência especializada.

Até a próxima semana.
Por Daniele Antunes

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem