Descubra como a alimentação hospitalar contribui para a melhora dos pacientes

No dia do nutricionista, as nutricionistas do Hospital Nossa Senhora da Conceição falam sobre a elaboração dos cardápios e cuidados com a alimentação no local


Quando se fala em recuperação é comum que as pessoas pensem apenas nos cuidados medicamentosos. Porém, é importante lembrar que os cuidados com a alimentação também são de extrema relevância quando o assunto é se recuperar de forma mais rápida. Isto porque estar bem nutrido traz uma série de benefícios ao paciente.

No Hospital das Clínicas Nossa Senhora da Conceição (HCNSC), os colaboradores que trabalham no Serviço de Nutrição e Dietética (SND) recebem treinamentos referentes ao desenvolvimento de suas atividades para, dessa forma, conseguirem servir comidas saborosas e equilibradas aos pacientes. O Hospital oferece 5 refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia.

As nutricionistas do hospital, Natália Seixas e Viviane Costa, afirmam que uma boa alimentação é determinante para a aceleração e recuperação completa da saúde do enfermo.


"Além de garantir todos os nutrientes necessários para a recuperação e conforto do paciente, a nutrição hospitalar contribui para otimização da hidratação, facilita e acelera o processo de cicatrização, previne e interrompe a perda de massa muscular, realiza a manutenção e a recuperação do peso e promove o adequado funcionamento intestinal", pontuaram as funcionárias.

As especialistas também explicaram que a elaboração dos cardápios deve ser balanceada seguindo as quatro leis criadas pelo médico argentino Pedro Escudero, isto é, um prato deve ser montado pensando-se na quantidade, qualidade, harmonia e adequação.

O objetivo é fazer com que o consumidor faça escolhas mais saudáveis, equilibrando alimentos ricos em fibras e nutrientes.

"No geral, as escolhas alimentares são realizadas conforme protocolos nutricionais pré-estabelecidos, respeitando-se sobretudo a individualidade do paciente, seja em relação às preferências, ou em relação as aversões alimentares", complementaram as nutricionistas.

O hospital vem sofrendo mudanças na estrutura das refeições que são ofertadas aos internados. Desde a implantação do novo padrão, as grandes refeições que compõem o cardápio da dieta pastosa tem sido motivo de muitos elogios por parte dos pacientes e até mesmo dos profissionais da instituição, que conseguem visualizar na prática os efeitos positivos dessa mudança.

"Recentemente a dieta pastosa passou por reestruturação em sua composição básica, passando a ser composta por arroz, feijão, duas guarnições de legumes e prato proteico, todos liquidificados de forma cremosa. Representando assim, uma refeição mais completa e atrativa por parte dos pacientes", explicaram Natália e Viviane.

Por fim, as nutricionistas ressaltam que uma alimentação equilibrada e segura é sempre recomendada, independente da pessoa estar doente ou não.

Contudo, durante a internação algumas condutas nutricionais específicas precisam ser adotadas a fim de se otimizar o restabelecimento da saúde do paciente. 

Assessoria HCNSC
Imagem: Divulgaçãofull-width

Comentar

Postagem Anterior Próxima Postagem